Arte Funerária em São Paulo


Um pouco da história da "Arte Funerária em São Paulo", através de fotografias publicadas na década de 1910 na prestigiada revista "A Cigarra", que o Arquivo Público do Estado de São Paulo disponibilizou digitalmente no  seu belíssimo site.

Mausoléu da família do dr. M. J. de Albuquerque Lins, quando acabara de ser erigido no Cemitério da Consolação, cujo trabalho coube à famosa Marmoraria Tavolaro, antigamente situada à Rua da Consolação, no centro de São Paulo (fotografia: 1917)

Túmulo do republicano paulista Bernadino de Campos, trabalho executado pelo escultor italiano Julio Starace, que vivia em São Paulo à época (fotografia: 1919)

Túmulo da senhora Filomena Casalbuono Rocco, esposa do capital Afonso Salvador Rocco: "um dos mais ricos existentes no cemitério do Araçá" (SIC). A "obra de arte" foi executada por antiga marmoraria chamada Marmoraria Tavolaro, que estava estabelecida na Rua da Consolação, 98 (fotografia de 1917)

Túmulo da senhora Leopoldina Mendes, no cemitério da Consolação, cuja "arte" coube a Marmoraria Tavolaro (fotografia: 1917)

Túmulo da senhora Anna G. de Jesus Vianna, filha de Christiano Peregrino Vianna, falecida a 14 de março de 1918; e da senhora Corina Vianna de Azevedo, esposa de Paulo Ernesto de Azevedo, falecida a 25 de maio de 1919 (fotografia: 1919)


---
Fonte:
Revista "A Cigarra", edições de 1917 e 1919, disponível digitalmente no site do Arquivo Público do Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!