A Fundação Projeto Rondon publicou, há algum tempo, o livro "Meus Balões", de autoria de Alberto Santos Dumont, uma homenagem a este espetacular aviador brasileiro, que, no dia 23 de outubro de 1906, pela primeira vez, levantou um vôo de 60 metros, a 3 metros do solo, com o avião 14-Bis. Em apresentação do livro, escreveu A. de Almeida Bastos, em 1938:
"Foi um acaso muito generoso que me pôs nas mãos, um belo dia, um exemplar de "DANS L'AIR", O livro que Santos Dumont escreveu em 1904, em Paris, para contar os principais episódios da sua vida, desde a infância na fazenda paterna, em São Paulo, até ás emoções das grandes provas que o levaram á conquista da dirigibilidade. Essa esplendida autobiografia era-me completamente desconhecida, tanto quanto sua tradução em inglês, "MY AIRSHIPS". Ignoravam-na também quase todos os amigos a quem a mostrei. Todos, no entretanto, foram acordes em reconhecer comigo que se tratava de uma obra do mais alto mérito e interesse, pela singeleza e minúcia com que o maior dos nossos inventores descreve a formação da sua mentalidade de aeronauta, a evolução dos seus projetos, a realização dos seus sonhos, a conquista dos seus objetivos. Essas razões e a minha profunda admiração por Santos-Dumont é que me levaram a apresentar "DANS L'AIR" na nossa língua, como parte integrante do programa de homenagens ao Pai da Aviação, na "Semana da Asa" de 1938, sob o titulo "Os MEUS BALÕES", adicionando- lhe algumas notas explicativas do texto, uma apreciação a respeito da questão da prioridade das descobertas do nosso grande compatriota, e certos dados sobre a sua ascendência. Na elaboração da honrosa tarefa de que me incumbi, foi de grande valia o concurso dos membros da família de Santos-Dumont, em São Paulo, a cuja generosidade devo a obtenção de informes e documentos da maior utilidade. Pelo obséquio, rendo-lhes, nestas linhas, meu mais cordial agradecimento" (Rio, outubro de 1938).
As maravilhosas imagens, a seguir, fazem parte desta histórica obra, que está disponível gratuitamente no site Domínio Público.
As maravilhosas imagens, a seguir, fazem parte desta histórica obra, que está disponível gratuitamente no site Domínio Público.
Santos Dumont no "Brasil"
Enchimento do nº 2, sob a chuva, no Jardim da Aclimação, em 11 de maio de 1899
O "Santos Dumont nº 3"
Motor do "nº 4"
O nº 6 circunavegando a Torre Eifel, em 1901
Estado em que ficou o nº 5, após cair sobre o Trocadero, em 8 de agosto de 1901
Na Baía de Mônaco "Vento A"
Santos Dumont baixa com o nº 9, à porta da sua residência para tomar café
---
Fonte:
A. SANTOS DUMONT: "OS MEUS BALÕES" (DANS L'AIR), 1904 - FUNDAÇÃO PROJETO RONDON - MINTER - MINISTÉRIO DA AERONÁUTICA, 1986. Traduzido por A. de Miranda Bastos, disponível digitalmente no site: Domínio Público
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!