Os grandes funerais do Brasil - VII

A Série "Os Grandes Funerais do Brasil" traz, hoje, o funeral do ilustre dr. Rubião Junior, que se deu na capital paulista no remoto ano de 1915. Segundo informações obtidas do site Jornal Brasileiro de Cultura Rubião Junior: "Ocupou lugar de destaque na sociedade e na política militante de São Paulo; Secretário da Fazenda no 1o. governo do Dr. Bernardino de Campos, deputado estadual, presidiu a Câmara durante muitos anos; Senador; Presidente do Banco Commercio e Industria de S. Paulo. Depois de uma vida dedicada ao progresso paulista e após incontáveis serviços públicos, atendendo ao apelo clamoroso do povo paulista, que desejava levá-lo ao posto máximo eletivo, permitiu que seu nome fosse recomendado ao sufrágio popular, em chapa oficial organizada pela Comissão Diretora do P.R.P. Infelizmente o destino inexorável, impediu que culminasse a sua carreira no cargo onde a intuição do eleitorado desejava colocá-lo, na cadeira de Presidente do Estado ; a morte o surpreendeu inesperadamente a 18 de outubro de 1915."

O Dr. Rubião Junior à saída da Igreja do Coração de Maria, por ocasião do enterro de Campos Sales. Estavam ao seu lado os drs. Sampaio Vidal, Altino Arantes, Albuquerque Lins, Francisco Glicério e Carlos de Campos, tempos antes da sua morte

Saída do caixão com o corpo do dr. Rubião Júnior da Rua Conselheiro Nebias, onde ele residia (1915)
Outro aspecto do momento em que o caixão com o corpo de Rubião Júnior saía  da Rua Conselheiro Nebias, onde ele residia o ilustre doutor (1915) 
As pessoas se aglomeram no jardim da residência do dr. Rubião Junior, à rua Conselheiro Nebias, em São Paulo (1915)
O Conselheiro Rodrigues Alves, os doutores Oscar Rodrigues Alves, Sampaio Vidal, Carlos Guimarães, Antonio Lobo, Washington Luis, Xavier de Todelo, Guimarães Junior, França Filho e Eloi Chaves, segurando as alças do caixão à saída da residência do ilustre dr. Rubião Junior (1915)
Aspecto da Rua Conselheiro Nebias à saída do enterro do dr. Rubião Junior (1915)
Batalhão da Infantaria da Força Pública que, sob o comando do tenente-coronel Pedro Dias de Campos, prestou honras militares à saída do enterro do dr. Rubião Junior (1915)
Instante em que descia ao túmulo o corpo do ilustre dr. Rubião Junior no cemitério do Araçá (1915)

Flores depositada sobre o túmulo do dr. Rubião Junior, no cemitério do Araçá, em São Paulo (1915)

---
Fonte:

Revista "A Cigarra", edição de 1915, disponível digitalmente no site do Arquivo Público do Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!