Alegorias dos meses do ano

A Biblioteca Brasiliana da USP colocou  disposição do público seu maravilhoso acervo digitalizado, aquilo que de mais raro e precioso pode haver em termos literário e histórico. As ilustrações, a seguir, extraídas do Almanach Familiar para Portugal e Brazil (1868), é uma pequena mostra desses achados que se perderam ao longo dos tempos, mas que agora foram recuperados digitalmente para acesso livre na Internet. As imagens representam alegorias de cada mês do ano, simbolizando-os inclusive etimologicamente. Muito interessante!
JANEIRO - A etimologia de Janeiro vem de Jano, deus que os romanos figuravam com duas caras: uma simbolizando o ano que fundava, e outra, o ano que principiava. Neste dia presenteavam-se os romanos uns aos outros, oferecendo tâmaras, figos e mel, com o nome de janualia.

FEVEREIRO - A etimologia desta palavra, na opinião de alguns, provém do culto particular, que, durante este mês, se prestara a Jano, e que os romanos denominavam februalia; na opinião de outros, está fundamentado nos sacrifícios em honra dos mortos, igualmente chamados februalia, e que se celebravam também durante este mês.
ABRIL - O nome deste mês deriva-se da palavra latina aperireabrir, porque é neste tempo que a terra abre o seio, e se adorna de flores. É o mês que marca o principio da primavera. Os romanos consagravam-no a Vênus: e era representado por um homem, dançando ao som de um instrumento.
 
MAIO - Na opinião de alguns etimologistas este mês era chamado maius em honra dos senadores, que se chamavam majores. Na opinião de outros, vem Maio do nome da deusa Maia, filha de Atlas e mãe de Mercúrio. Outros em fim, querem que esta palavra tenha a origem de Maia ou Maiesta, nome da mulher de Vulcano, porque, no dia das calendas deste mês, o sacerdote deste deus oferecia sacrifícios àquela deusa.
 
JUNHO - Para explicar a etimologia desta palavra, supõe-se que este mês foi consagrado a Juno ou a Hebe, deusa da juventude, ou a Junio Bruto, fundador da liberdade romana.

JULHO - Depois da morte de Júlio César, reformador do calendário Romano, decretou o cônsul Marco Antônio, que para honrar o illusre senador, nascido a 12 deste mês, se lhe desse o nome de Julius do qual  se originou o nome de Julho.

AGOSTO - O numero dos dias deste mês  tem variado muito, quando era o sexto chamava-se Sextilis: tinha então 30 dias. Quando Numa reformou o calendário, acrescentando-lhe Janeiro c Fevereiro, deu-lhe só 29 dias. Mais tarde, Júlio César fê-lo de 31 dias. Não sofreu de então para cá alteração alguma.

SETEMBRO - O nome latino September mostra claramente, que a principio era este mês o sétimo. Não obstante passar a ser o nono, tem conservado o nome primitivo.

OUTUBRO - Este mês é assim chamado, por ser o oitavo do calendário de Rômulo; e posto haver passado a décimo, no de Numa, e ter, desde então, ocupado sempre este lugar,  tem contudo conservado o mesmo nome. Os imperadores e o senado romano muitas vezes lho quiseram mudar. Era mês consagrado a Marte.

NOVEMBRO - Na origem do império romano, depois de Rômulo haver fundado a cidade, que devia ser um dia a senhora do mundo, denominou-se este mês November como o nono que era. Os romanos consagravam-no a Diana.
DEZEMBRO - Chama-se assim este mês, por ser o décimo do ano de Rômulo. O imperador Comodo quis dar-lhe o nome de Amazona em honra a uma dama romana, de quem trazia o retrato num anel, vestida de amazona. Não vingou a ideia ; e mais tarde tornou a dar-se-lhe o nome de Dezembro, posto que fosse o duodécimo mês do ano. Era consagrado a Vesta.

---
Observação:
Não foi localizada imagem referente ao mês de março, infelizmente...
---
Fonte:
Almanach familiar para Portugal e Brazil 1º anno - 1868, disponível digitalmente no site da biblioteca: Brasiliana - USP

Um comentário:

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!