Fotos antigas de cidades de Minas Gerais - XXXVII

Um pouco da história visual do povoado de Vitoriano Veloso, município de Prados, interior de Minas Gerais. São fotografias de construções antigas publicadas pela maravilhosa Fundação João Pinheiro no ano de 1980. Segundo obra abaixo especificada: "O povoado de Vitoriano Veloso antigo Arraial do Bichinho como popularmente é conhecido, identifica-se com o que foram os primitivos povoados mineradores das Gerais , cuja tradição ainda se faz presente no artesanato de esteiras de taquara, e de pequenos adornos de bijuteria fabricados para industrias de ourivesaria de Tiradentes. Surgiu nos primeiros anos do século XVIII, em território pertencente a São José D'el Rei, atual Tiradentes. Em 1938, o lugarejo foi anexado ao município de Prados, através do Decreto-Lei nº148, de 17 de dezembro. Ainda pertencendo a Tiradentes, o povoado recebeu a nova denominação de Vitoriano Veloso. Este topônimo foi alterado para homenagear Vitoriano Gonçalves Veloso, inconfidente, nascido no sitio do Gritador em 1738. Preso no mesmo local em 1789 foi condenado ao degredo em Angola, e teve parte de seus bens confiscados pela Coroa Portuguesa. Na ocasião da mudança do nome povoado, foi elevado a Distrito de Paz do Município..."
 Vitoriano Veloso (MG) - "Moradia em estado precário de conservação. Necessita de consolidação estrutural, consertos no telhado e nas esquadrias" (SIC, 1980)
Vitoriano Veloso (MG) -  "Casa situada na rua principal, Teve a porta de acesso frontal transformada em janela. Requer pequenos reparos no telhado, no passeio e no muro lateral direito" (SIC, 1980)
Vitoriano Veloso (MG) - "Moradia de interesse de preservação. Ressente-se de reparos nas alvenarias, no telhado, no piso e nas esquadrias" (SIC, 1980)
Vitoriano Veloso (MG) - "Curiosa moradia de taipa-de-pilão sobre alvenaria de pedra. É a única do povoado que apresenta beira-seveira. Parece que teve a porta principal estreitada. Encontra-se em péssimo estado de conservação, merecendo, pelas suas características construtivas imediata consolidação estrutural, reparos nas esquadrias e no telhado" (SIC, 1980)
Vitoriano Veloso (MG) - "Moradia de interesse de preservação situada nas proximidades da Igreja de N.S. da Penha. Requer reparos no telhado, no piso, nas esquadrias e no passeio" (SIC, 1980)

---
Fonte:

“Circuito do Ouro Campos das Vertentes - Plano de Organização Espacial e Preservação do Centro Histórico de Prados”. Fundação João Pinheiro. Assessoria Técnica da Presidência. Belo Horizonte:, 1980, disponível digitalmente no site da Biblioteca Digital do Estado de Minas Gerais Raymundo Nonato de Castro

Um comentário:

  1. Conheça um pouco mais de Bichinho (Vitoriano Veloso) nos dias de hoje:

    https://www.pradosmg.com.br/bichinho

    ResponderExcluir

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!