Fotos antigas de cidades de Minas Gerais - XX

Um pouco da história visual da bela cidade mineira, Três Pontes: "A cidade de Três Pontas situa-se no vale do Rio Grande, no Sul de Minas, ao pé da Serra de Três Pontas. No processo de colonização da região, houve luta dos colonizadores com os escravos, que se refugiavam em quilombos, e exploradores em busca de ouro. O povoado de Martinho Campos, conhecido por Quilombo, é testemunha desse passado. O solo trespontano nunca foi rico em ouro. No período entre 1760 e 1800, organizaram-se ali fazendas dedicadas à criação de gado e a culturas de subsistência. A Capela de Nossa Senhora da Ajuda foi o começo do povoado, atraindo populações dispersas nos arredores. O arraial, de características rural-urbana, formou-se lentamente ao redor da Capela."
TRÊS PONTES (MG) - A Matriz e as praças centrais, em seqüência, num eixo que corta a cidade, são marcantes na paisagem urbana. Ele se prolonga para o sul, até o Estádio Municipal. É ao longo deste eixo que se situa o centro comercial e administrativo, desepenhando papel de coração da cidade (1981)
TRÊS PONTES (MG) - Ainda podemos ver em Três Pontas alguns belos casarões d o Século XIX, da fase áurea do café, em harmonia com edificações mais recentes. São raros os exemplares significativos da arquitetura moderna (1981)
TRÊS PONTES (MG) -  Aspecto da cidade; 2. As vistas dos horizontes, com grandes áreas cultivadas, são muito marcantes na paisagem urbana: de um lado, os cafezais, num verde mais escuro; de outro, o verde mais claro dos canaviais. Estas plantações "entram" na cidade, beirando os quintais das casas da periferia. Assim, a paisagem rural se mistura com a paisagem urbana (1981)
 TRÊS PONTES (MG) - Vista da cidade em 1981 
 TRÊS PONTES (MG) - Diferentes aspectos da cidade em 1981

---
Fonte:

Três Pontas: como entender, proteger e viver a cidade”. Fundação João Pinheiro. Belo Horizonte, 1986, disponível digitalmente no site da Biblioteca Digital do Estado de Minas Gerais Raymundo Nonato de Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!