Fotos antigas de cidades do Pernambuco - XLIII

Um pouco mais da história visual de cidades e localidades do grande Estado do Pernambuco, através de fotografias publicadas ao longo do século XX, como as que seguem...

Recife - PE: Edifício-sede do Diário de Pernambuco (1904) 


Recife - PE: Piquenique no Club Natação e Regatas, na ilha do Engenho (1904) 
Carpina (antiga Floresta dos Leões) - PE: "Pitoresca e poética povoação, em belo planalto, a 60 quilômetro da cidade do Recife, de clima salubérrimo, procurada por grande número de famílias, umas a passarem o inverno, outras o verão. Servida pela Great Western que dá trens pela manhã e à tarde, é um arrabalde daquela cidade. Suas praças e ruas largas, cortadas de avenidas de árvores raras, asseadas, iluminada à álcool; tem elegante capella, um colégio de instrução superior, denominado "Sete de Setembro", dirigidos pelos doutores Carlos L. de carvalho e Alfredo Bittencourt... É enfim, um lindo recanto do norte, e o seu nome é uma antítese perfeita da sua topografia alegre e pitoresca" (SIC, 1905) 
Afogados - PE: "Os mucambos em Afogados sertão de Pernambuco. Assim se chamam esses pardieiros, onde habita a gente pobre dessa vila, que fica a 500 quilômetros da capital e é cabeça do município do mesmo nome. A Construção é um misto de pau a pique, paredes de taipas, ou de uma espécie de sapé, cobertura deste vegetal, telha portuguesa ou folhas de zinco. É uma localidade pobre, mas dizem que saudável, banhada pelo rio Pajeú" (SIC, 1905) 
Afogados - PE: A ponte pênsil da The Phoenix Bridge Company. A estrada de ferro desta companhia ligava aquele município à capital Recife, numa extensão de 500 quilômetros (1905)




---
Fonte:

O Malho, nº 074, edição de 1904;
O Malho, nº 084, edição de 1904;
O Malho, nº 135, edição de 1905.
O Malho, nº 170, edição de 1905;
O Malho, nº 171, edição de 1905.
Disponível Digitalmente no site da Biblioteca Nacional Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!