Fotos antigas de cidades (coisas e pessoas) de Minas Gerais - XXIII

Um pouco mais da história visual de diferentes localidades de Minas Gerais, através de fotografias publicadas ao longo do século XX.

Itaúna / MG (antiga Villa Itauna): Estabelecimentos do sr. Djalma Nogueira, industrial e comerciante dos mais conhecidos e conceituados naquela região lá nos idos  de 1907 

Carangola / MG (Santa Luzia de Carangola): Empregados das lojas Fraga & Sobrinhos e Martins Vieira & Cia (1906) 
Coqueiral /MG: (antiga Espírito Santo dos Coqueiros: "O mais belo cruzeiro do sul de Minas. Foi levantado em 1973, por iniciativa dos missionários, padre-mestre Miguel Sipolio e Bartholomeu Tarditti" (SIC, O Malho, 1905) 
Cambuquira / MG: “Um grupo de 'aquáticos', em Cambuquira. Como se sabe, é Cambuquira uma das melhores mais frequentadas estações de águas. Clima extraordinariamente seco, puríssimo, é muito procurada pelos convalescentes, especialmente de qualquer moléstia do fígado, rim, estômago, impaludismo, etc. As suas águas são das mais ricas em princípios medicinais. Como em Lambari e Caxambu, um dos melhores passatempos, é o passeio a cavalo pelos arredores pitorescos da vila, daí o quadro que o leitor tem sob o olhar curioso” (SIC, o Malho, 1907) 

Cachoeira do Pari / MG: Um piquenique em 1905

Carangola / MG  (Natividade de Carangola): Professoras e alunas de uma escola da localidade (1905)
Palmas / MG: Um grupo teatral amador da sociedade Club Recreativo 14 de março, composto por: Capital Antônio Agrícola de Passos, Israel Mendonça, Ernani Agrícola, Horácio de Araújo Freitas, Badu Guimarães, Randolpho Gomes, Pedro Mattos, Zanira Agrócola, Ondina Lyrio e Cesarina Lyrio (1907)
Juiz de Fora / MG: Sociedade Alemã de Beneficência, fundada em 1872. Diretoria: J. Rechner, F. Dilly, V. Dilly, P. Hanser, A. Dose, P. Mitterhofer, Th. Lenz, G. Berg, P. Kelmer, A. Larcher, A. Scoralick, G. Dilly e J. Abreu (1910) 
Botelhos / MG (antiga  São José de Botelhos): Vista geral da "Freguezia de S. José de Botelhos" (Fotografia de Antônio da Silva Reis Brandão, 1911)



---
Fonte:

O Malho, nº 237, edição de 1907;
O Malho, nº 205, edição de 1906;
O Malho, nº 170, edição de 1905;
O Malho, nº 147, edição de 1905;
O Malho, nº 447, edição de 1911;
O Malho, nº 393, edição de 1910. Disponível digitalmente na Biblioteca Nacional Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!