Fotos antigas de Hospitais antigos - V

Um pouco mais da história visual de instituições hospitalares brasileiras, através de fotografias publicadas ao longo do século XX. Hoje um Especial sobre o antigo Hospital Internacional, localizado à Rua Pereira da Silva, no bairro das laranjeiras, na cidade do Rio de Janeiro.

“Na zona mais distinta, mais seleta e mais salutar desta Capital, que é incontestavelmente o bairro das Laranjeiras, acaba de se fundar, há dias passados, um modelar estabelecimento hospitalar, com a denominação, Internacional Hospital, à rua Pereira da Silva nº 64. O edifício em que se acha ele instalado é um dos palacetes construídos pelos grandes do Império e onde residiram, entre outros os notáveis o Conselheiros Antônio Prado e Paulino Soares de Souza e por muitos anos, já na república, foi a sede da Embaixada Inglesa. Adquirido pelos atuais proprietários este nobre palacete, foi para memória dos antepassados ilustres que nele habitaram conservado pelos diretores do atual estabelecimento, em linhas gerais, na sua disposição histórica, como uma relíquia da construção antiga, para salas de honra, para a administração e arquivo do Hospital.” (Revista Fon-Fon, edição de 1921)
Grupo tomado por ocasião da inauguração do Hospital Internacional, sob a direção do Dr. Eduardo Pereira, à rua Pereira da Silva, 64 - Laranjeiras. A solenidade foi presidida pelo embaixador da Inglaterra Sir John Tilley, que se vê ao centro, ao lado do diretor proprietário, entre os demais convidados (1921) 

Vista da frente do Hospital - Rio de Janeiro  - RJ (1921) 
A entrada do Hospital, e um trecho do parque - 1921 

O Dr. Eduardo Pereira, diretor do Hospital Internacional, em 1921 

Vista do Hospital (entrada) pelo lado direito - 1921 

Vista do Hospital (entrada) pelo lado esquerdo - 1921  

Enfermaria Geral do Hospital Internacional, em 1921 

Gabinete de Operações do pavimento superior do Hospital Internacional, em 1921

Sala de Curativos do Hospital Internacional, em 1921


---
Disponíveis no site da Biblioteca Nacional Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!