Entrevistando Darwin


Um pouco de humor, porque hoje é sexta, e ninguém é de ferro!


Estava a imaginar, como diria um bom português, como seria, hoje, as idéias de Charles Darwin caso ele estivesse entre os “seres vivos”. Foi assim que concebi uma fictícia entrevista, em que um fictício repórter, muito irreverente, não tem o mínimo receio de fazer aqueles tipos perguntas que nenhum jornalista comprometido com o darwinismo jamais teria coragem de fazer. Vejamos...


REPÓRTER
Mister Charles Darwin, como o senhor bem sabe, neste ano de 2009 comemora-se o denominado “Ano de Darwin”, no qual o senhor, com poucos méritos e muita propaganda completa 200 anos. O que senhor tem a dizer acerca desta tão alardeada homenagem? O senhor se acha realmente merecedor de tanta bajulação acadêmica e jornalística?

DARWIN
Bem, no meio religioso em geral, como você sabe, as pessoas quase sempre têm um “messias”, ou seja, alguém em quem possa depositar sua fé, sua crença e sua esperança. Assim também se dá entre os avessos à religião: eles também precisam de um “messias”, e, obviamente, ninguém melhor do que eu para representá-los nesta função, afinal, como é do conhecimento de todos, veio de mim a maior contribuição para a propagação do materialismo filosófico em todo o mundo. Depois de mim, como expressou meu fiel discípulo Dawkins, tornou-se possível ser um ateu intelectualmente realizado!

REPÓRTER
Então o senhor vê ligação entre suas idéias e o ateísmo, é isso?

DARWIN
Não necessariamente, porém não tenho a menor dúvida de que é bem mais fácil ser ateu acreditando em minhas idéias.


REPÓRTER
O que senhor teria a dizer para aquelas pessoas religiosas que tentaram adaptar suas crenças às suas idéias materialistas, como é o caso dos chamados evolucionistas teístas?

DARWIN
Quem não é contra nós é por nós, embora filosoficamente não vejo a menor coerência nesse tipo de atitude. Pessoalmente não consigo entender suas razões. Talvez seja um tipo de mente repartida: eles mantêm suas crenças religiosas em um nicho, e a ciência em outro. Sinceramente tenho dificuldade em simpatizar com esse tipo de coisa.

REPÓRTER
Deixando de lado as questões religiosas, indo agora lá para os primórdios da sua teoria evolucionista, mais diretamente à criação do conceito de seleção natural, curto e grosso: o senhor plagiou ou não as idéias de Alfred Wallace? Por que, afinal, publicou seu livro apenas vinte e um anos depois de ter concebido suas idéias acerca da seleção natural?

DARWIN
Iniciando pela última pergunta, é fato inconteste que o senhor Wallace estava preste a passar a perna em mim publicando primeiro um livro sobre a seleção natural, e isso, não posso negar, me levou a apressar a publicação do “A Origem das Espécies”, o que fiz em 1859 com muito sucesso. Quanto à primeira pergunta, só tenho a dizer que seus ensaios foram de grande valia, nada mais que isso. Não vou alimentar boatos inúteis.

REPÓRTER
Então o senhor aproveitou os ensaios de Wallace para elaborar o conceito de seleção natural, estou certo?

DARWIN
Entenda como quiser. Não tenho culpa que o senhor Wallace não fora o suficientemente capaz de tomar a iniciativa primeiro do que eu. Ao agir daquela forma, de algum modo coloquei em prática o próprio princípio da seleção natural, de prevalência do mais forte. Também não tenho culpa de ter tido influentes amigos na Academia e de ter nascido num berço de ouro, ao contrário do pobre Wallace!

REPÓRTER
O senhor sabia das experiências com ervilhas do monge Gregor Mendel?

DARWIN
Absolutamente. Naquele momento tinha mais interesse nas idéias do meu primo Francis Galton, de melhoria da raça humana por meio de “cruzamentos indesejáveis”. Mas não duvido nem um pouco que o senhor Mendel tenha feito suas experiências apenas depois de ter lido meu principal livro. Todo mundo lia meu livro naquele momento!

REPÓRTER
Então, mister Charles Darwin, o senhor é racista?

DARWIN
Tenho a mesma visão do meu outro grande discípulo James Watson, que não ver nenhum motivo para duvidar que - geograficamente - as capacidades intelectuais de pessoas evoluem de forma distinta na face da terra.

REPÓPRTER
Então o senhor ainda mantém a idéia de um europeu intelectual e fisicamente superior?

DARWIN
E não é? Quem dominou o mundo e levou aos quatro cantos da terra o conhecimento e a razão, não foram nós, os europeus? Ora, é besteira acreditar em igualdade quando a evolução aponta claramente para uma diferença entre as raças!

REPÓRTER
E por que então o senhor andou defendendo os escravos?

DARWIN
Em primeiro lugar, em qualquer livro de história você vai ler que minha nação, a Inglaterra, naquele instante era contrária à escravidão e eu, como um ferrenho nacionalista, necessariamente deveria apoiar a posição da nossa coroa; em segundo lugar, eu amo os seres vivos.

REPÓRTER
Como senhor vê os conceitos de Complexidade Especificada e Complexidade Irredutível de William Dembsky e Michael Behe?

DARWIN
Mantenho minha postura de acreditar que, caso seja possível demonstrar a existência de algum órgão complexo que não possa de forma alguma ser formado por meio de modificações ligeiras, sucessivas e numerosas, minha teoria ruirá inteiramente por terra.

REPÓRTER
E tais conceitos não demonstram isso exatamente?

DARWIN
Não porque eles ainda não puderam provar a existência do tal planejador.

REPÓRTER
Por esta sua lógica, quer dizer então que o avião não existe caso não se possa provar a existência de Santos Dumont?

DARWIN
Mas quem nunca viu a foto de Santos Dumont por sobre o 14 bis? Ora, a foto deixa bem claro que ele existiu!

REPÓRTER
Andaram escrevendo por aí que o senhor foi um grande amador: não ensinou numa universidade, não era biólogo nem trabalhou em laboratório, isso é verdade?

DARWIN
Pura calúnia e despeita! Primeiro porque não havia profissão de biólogo naquele período, depois porque o salário das universidades naquela época não era diferente daquelas existentes hoje e, por último, porque não existiam laboratórios de análises clínicas naquele dado instante.

REPÓRTER
Bem, falemos agora da teoria evolucionista propriamente, o senhor realmente acredita que ela está firme e forte e que já foi devidamente provada? E como o senhor ver a posição defendida pelo filósofo da ciência Karl Popper?

DARWIN
Em relação à primeira pergunta, não tenho a menor dúvida de que a nossa teoria está firme e forte, apenas substituiria o “provada” pelo “aprovada”, que dá no mesmo, não? Quanto à outra pergunta, este senhor Karl Popper não tem a mínima noção do que seja epistemologia, portanto, a opinião dele diante toda a comunidade científica tem pouca relevância. É, sem sem dúvida, um pobre diabo arrependido, não leu você a cartinha dele e de como renegou sua antiga posição? Que isso sirva para que outro não se meta a besta a nos desafiar!

REPÓRTER
Os fósseis, como andam os fósseis, mister Darwin?

DARWIN
Da mesma forma que quando escrevi meu “A Origem das Espécies”, mas isso em nada impede que um dia finalmente consigamos achá-los o suficiente para esfregarmos na cara desses criacionistas safados e fundamentalistas, os quais vivem alardeando que não há fósseis, que os falsificamos, que eles não falam e outras besteiras mais.

REPÓRTER
Então o senhor também condena o equilíbrio pontuado de Gould?

DARWIN
Outra grande besteira que apenas serviu para dar munição aos criacionistas. O meu gradualismo nunca vai ser superado, mesmo que não consigamos prová-lo definitivamente. Mas isso é tão somente um detalhe diante de tantas outras evidências.

REPÓRTER
Já que o senhor citou os criacionistas, o que o senhor tem a dizer deles?

DARWIN
Desculpe-me pela expressão, mas considero os seres mais baixo na escala evolutiva, pois, como ousam questionar a algo tão concreto, tão robusto e tão firme como minhas idéias, ora?

REPÓRTER
Para finalizar nossa entrevista, qual sua mensagem final para aqueles que, mesmo depois de anos de 100 anos ainda aguardam a prova definitiva da macroevolução?

DARWIN
Minha mensagem é que não desanimem, e que não dêem muita importância para este negócio de prova, porque enquanto eles não provarem que Planejador existe nós ficamos bem na fita (ri). De resto, bola para frente que atrás vem gente, ou melhor, que atrás vêm as bactérias.


É isso!

Um comentário:

  1. Isto era para ser engraçado ? Uma boa leitura nos livros de e sobre Darwin talvez lhe fornecesse material bem mais consistente para criar seu humor, mas tudo bem em poucas frases voce sintetizou todos os conceitos dos Criacionistas e seus primos irmãos do Design Inteligente, não deixou se r engraçado de modo reverso por assim dizer.

    ResponderExcluir

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!