Darwin à luz da gramática



SE EU VIR...
Quando usado no futuro do subjuntivo (precedido de
quando ou se), o verbo ver assume a forma vir. Exemplos: Se alguém vir a macroevolução acontecendo por aí, avise-me sem demora (e não: “se alguém ver”). / Quando tu vires um sapo virar gente, liga imediatamente para o Datena ( e não: “quando tu veres).
FAZ
DUZENTOS ANOS...
Quando indicar idéia de tempo (cronológico ou meteorológico), o verbo
fazer é impessoal, ou seja, permanece sempre na terceira pessoa do singular. Exemplos: Faz duzentos anos que nasceu o grande ideólogo Charles Darwin (e não: “fazem duzentos anos”). / Faz dez anos que a “caixa preta de Darwin” foi aberta (e não: “fazem dez anos”).
HOUVE
MUITAS FALSIFICAÇÕES...
O verbo
haver, quando indica existência ou acontecimento, permanece sempre no singular. Exemplos: Houve muitas falsificações na história do gradualismo darwinista (e não: “houveram muitas falsificações”). / Sempre haverá especulações a fim de se provar que Darwin tinha razão (e não: “sempre haverão especulações...”).
DE ENCONTRO...
De encontro significa em oposição a, contrariamente a, isto é, indica choque, colisão, oposição. Exemplos: A complexidade da vida molecular vem de encontro ao gradualismo ortodoxo darwinista (ou seja: colide-se ou choca-se com o gradualismo).
ENTENDA OS “PORQUÊS”
POR QUE (separado e sem acento):
É usado nas perguntas diretas e indiretas, equivalendo a
por qual motivo, por qual razão. Exemplo: Por que a galera de Darwin odeia ser questionada?POR QUÊ (separado e com acento):
É o mesmo
por que anterior; todavia, quando aparece no fim de uma frase, ou quando a expressão estiver isolada, torna-se tônico, devendo ser acentuado. Exemplo: A galera de Darwin não quer ser questionada por quê?PORQUE (junto e sem acento):
Trata-se de uma conjunção equivalente a
pois, uma vez que, de forma que, visto que, já que etc. Exemplos: Não quer ser questionada porque está firmada num dogma.PORQUÊ (junto e com acento):É usado como substantivo (precedido de artigo), equivalendo a causa, motivo, razão. Exemplos: Não explicou o porquê de não haver exemplos inequívocos de formação de uma nova espécie pelo acúmulo de mutações.
É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!