Pérolas de Darwin: “o pescoço da garafa”


“É para lá de sabido que o uso reforça os músculos do indivíduo e que a completa, ausência de uso ou a destruição do nervo apropriado os enfraquece. Quando a vista está fora de uso, o nervo ótico muitas vezes se atrofia. Quando uma artéria se restringe, os canais laterais crescem não só em diâmetro, como também na espessura e na robustez do seu revestimento. Quando um rim cessa de funcionar devido a uma doença, o outro aumenta de proporções e executa um trabalho dobrado.

Se aguentam um peso maior, os ossos crescem não somente em dimensão, mas também em força. Quando habitualmente exercitadas, diversas ocupações fazem com que várias partes do corpo mudem de proporções. Assim é que uma comissão dos Estados Unidos constatou que as pernas dos marinheiros que foram medidas durante a última guerra eram mais compridas em cerca de 0,217 de polegada daquelas dos soldados, embora os marinheiros em média fossem de estatura mais baixa; enquanto que os seus braços eram 1,09 de polegada mais curtos e por conseguinte desproporcionalmente mais curtos em relação à sua menor altura.

O fato desses braços curtos se deve aparentemente atribuir ao seu maior uso e constitui um resultado inesperado; mas acontece que os marinheiros usam os braços sobretudo para remar e não para carregar pesos. Nos marinheiros, a circunferência do pescoço e do tornozelo é maior, ao passo que a circunferência do tórax, da cintura e das ancas é menor do que nos soldados.

Não é certo, porém provável, que muitas das modificações precedentes se teriam tornado hereditárias se algumas modalidades de vida tivessem sido seguidos por muitas gerações. Rengger atribui as pernas magras e os braços robustos dos indígenas paraguaios ao fato de que gerações e mais gerações passaram quase toda a sua existência em canoas, sem movimentar as extremidades inferiores.”

Fontes:
Charles Darwin. “A Origem do Homem e a Seleção Sexual”. Tradução: Attílio Cancian e Eduardo Nunes Fonseca. Hemus Livraria Editora LTDA. São Paulo, 1974, p. 45-48.

É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!