Darwin: um exercício de interpretação

TEXTO:

"Seja-me permitido dizer, como justificativa, que tinha em mente dois assuntos distintos: o primeiro, o de que as espécies não haviam sido criadas separadamente; e o segundo, o de que a seleção natural tinha sido o agente principal das mudanças, embora largamente coadjuvado pêlos efeitos hereditários dos hábitos e claramente pela ação direta das condições ambientais. Contudo, não tenho sido capaz de neutralizar a influência da minha primitiva opinião, então quase universal, de que cada espécie fora criada intencionalmente e isto levou ao tácito assentimento de que todo particular da estrutura, com exceção dos rudimentos, tivesse uma determinada utilidade, embora desconhecida. Todo aquele que assim pensasse, naturalmente poderia estender em muito a ação da seleção natural, tanto no passado como no presente. Alguns daqueles que admitem o princípio da evolução, mas rejeitam a seleção natural, ao tecerem críticas ao meu livro parecem esquecer que eu tinha pelo menos dois objetivos em mente. Com efeito, se me equivoquei ao atribuir à seleção natural uma excessiva importância, a qual hoje estou bem longe de admitir, ou se lhe exagerei o poder que em si mesmo é provável, pelo menos espero ter prestado um bom serviço, ajudando a pôr por terra o dogma das criações separadas."

Fonte:
"A Origem do Homem e a Seleção Sexual". Hemus Editora, página 76.


INTERPRETAÇÃO BÁSICA:

"Seja-me permitido dizer, como justificativa, que tinha em mente dois assuntos distintos:"

Note-se que Dawin
admite abertamente que, ao escrever seu livro "A Origem das Espécies" (ele está se referindo a essa sua obra), TINHA EM MENTE DOIS ASSUNTOS DISTINTOS, a saber:

1 - "o primeiro, o de que as espécies não haviam sido criadas separadamente";

2 -
e o segundo, o de que a seleção natural tinha sido o agente principal das mudanças...

Agora vejam só a confissão do homem que "teve a idéia mais brilhante do mundo":

3 -
"Alguns daqueles que admitem o princípio da evolução, mas rejeitam a seleção natural, ao tecerem críticas ao meu livro parecem esquecer que eu tinha pelo menos dois objetivos em mente."

E conclui discorrendo acerca dos motivos que o teria levado a escrever o "A Origem das Espécies":

4 -
"Com efeito, se me equivoquei ao atribuir à seleção natural uma excessiva importância, a qual hoje estou bem longe de admitir, ou se lhe exagerei o poder que em si mesmo é provável, pelo menos espero ter prestado um bom serviço, ajudando a pôr por terra o dogma das criações separadas."

É claro! Se para um bom entendedor meio palavra basta, para um bom darwinista um texto inteiro não diz nada. ((rs))

Ou seja, nesse texto Darwin
deixa mais que explícito que os motivos que o conduziu a escrever seu livro mais famoso não foi (como os "seus meninos" imaginam) científico, mas...

ATENÇÃO....

IDEOLÓGICO!

É isso mesmo: IDEOLÓGICO!

Ou seja:
CRIACIONISMO RELIGIOSO vs NATURALISMO FILOSÓFICO.

Darwin
TINHA EM MENTE o objetivo de "pôr por terra o dogma das criações separadas".

Aqui a gente mata a cobra e mostra a cobra! ((rs))


É isso!

2 comentários:

  1. A CIÊNCIA É EM SI BASTANTE RELATIVA, PRIMEIRO POR NÃO SER TOTALMENTE NEUTRA. SEGUNDO, POR DESCOBRIR MUITAS PARTES DE UM QUEBRA -CABEÇA QUE AINDA NÃO FOI MONTADO. DARWIN POSSIVELMENTE QUIS DEFENDER UM POSIÇÃO IDEOLÓGICA QUE TINHA A RESPEITO DE SEU MUNDO. COMO HOJE ACHO QUE NÃO É MUITO DIFERENTE, APESAR DE O CONHECIMENTO ESTÁ MAIS ACESSÍVEL A UM MAIOR NÚMERO DE PESSOAS POSSIBILITANDO DISCUSSÕES E INDAGAÇÕES. REALMENTE ACREDITO QUE TODOS NÓS SOMOS SEMELHANTES POR PERTENCEMO A UMA MESMA NATUREZA, MAS O HOMEM POSSÍVELMENTE NÃO É RESULTADO DE UMA LONGA EVOLUÇÃO DE HOMINÍDEOS. SÓ NÓS SERÍAMOS OS PRIVILEGIADOS? CONHEÇO POUCO E NÃO SEI SE ENTENDI BEM, MAS ACREDITO QUE SOMOS, ASSIM COMO A VARIEDADE DE ESPÉCIES DE SERES VIVOS, SERES ÚNICOS, MODIFICADOS SIM POR CONDIÇÕES CLIMÁTICAS E DE SOBREVIVÊNCIA. MAS ACREDITO QUE ESSAS MUDANÇAS FORAM CULTURAIS, DE ESPAÇO E DE ORGANIZAÇÃO EM GRUPOS HUMANOS, NAO ESPECIFICAMENTE EM NOSSO BIOLÓGICO, DE FORMA TÃO DISTINTA NA QUAL NÃO PODEMOS NOS RECONHECER EM NOSSOS ANTEPASSADOS.

    ResponderExcluir
  2. O seu exercício e moito saludabel

    ResponderExcluir

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!