Direitos Humanos para os chimpanzés

Ativistas querem reconhecimento de chimpanzé como 'gente'”, noticiou no ano passado o site da BBC. Segundo reportagem, grupos de ativistas levaram à Corte Européia de Direitos Humanos, em Estrasburgo, na França, uma solicitação de reconhecimento do chimpanzé Matthew “Hiasl” Pan como “pessoa”. Dentre as justificativas dessas “arautos” da natureza a favor dessa emancipação, uma vem diretamente ao encontro do velho mito de semelhança genética do homem com esse bichinho.

Eles também alegam que os chimpanzés dividem 99,4% dos genes humanos e fazem parte da família biológica dos “homos”, que poderiam ser considerados “pessoas”.

Bom, acho a idéia interessante, mas desde que se estenda esses mesmos direitos ao melhor amigo do homem, o cachorro. Sim, afinal, não seria justo que o primeiro entre os amigos do homem fosse posto em segundo plano em detrimento de outro que, por sua mera semelhança morfológica conosco, seja eleito “gente” como a gente. Aliás, deveria também pensar no jumento, afinal, como diz a canção do nosso Gonzagão: "O jumento é nosso irmão". Contudo, se quisermos ser politicamente ainda mais justos, deveríamos também incluir entre esses bichos privilegiados o gato, sim, pois que, além de apanhar os malditos ratos ele também nos conforta com seu chamego felino. ((rs))

É isso!

--
Fonte das imagens:
Freaking news

Um comentário:

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!