A estupenda lógica de Darwin!


Charles Darwin ao explicar a seleção natural fez uso da definição "a preservação das variedades favoráveis e a destruição das desfavoráveis”. Mas, afinal, quem são os “favoráveis” e os “desfavoráveis” nesta estória?

Bem. Um darwinista assim, digamos, um tanto deslumbrado poderia responder que os “favoráveis” são os que sobrevivem, ao passo que os “desfavoráveis” são os que não deixa sobreviver. Mas, como diria José Osvaldo Penna, “a lógica é estupenda!” Ou seja: numa última análise, a seleção natural não significa a sobrevivência do “mais apto”, e sim a sobrevivência daquele que sobrevive.

Ainda sobre a “lógica” darwiniana, acerca das explicações sobre a “seleção sexual”, dizem que o macho seleciona a fêmea em conseqüência de seus aspectos mais atraentes, e a fêmea escolhe o macho em conseqüência de sua força física (e mental). Mas, afinal, por que os encantos das fêmeas e a força do macho são as características mais seletivas? A “lógica” aqui é igualmente “estupenda”! Sim, porque o fato de uma fêmea ser considerada a mais encantadora ou a mais bela é algo que está essencialmente restrito ao subjetivo. Em outras palavras, ela é a mais linda porque a maioria dos machos pensa assim, o que não prova absolutamente nada sobre a veracidade deste fato!

É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!