Nem Darwin nem Wallace...

"A originalidade pura é uma ilusão”, escreve Stephen Jay Gould em “O Sorriso do Flamingo”, acrescentando que "todas as grandes idéias foram pensadas e expressadas antes que um descobridor convencional as proclamasse. Copérnico não inverteu o movimento celeste sozinho, e Darwin não inventou a evolução”. Sobre quem foi Gould, isso dispensa comentários.

E, para decepção das “viúvas de Darwin” (refiro-me àqueles que, mesmo após 100 anos da morte do naturalista, ainda não tornaram a contrair “novas núpcias”, isto é, ainda mantêm-se apegados ao “velho” Darwin, em “luto” perene), continua Gould:

"Todos os especialistas sabem que vários cientistas destacados — Lamarck, em particular — desenvolveram elaborados sistemas de pensamento evolutivo antes de Darwin.
Muitos supõem, no entanto, que Darwin foi o verdadeiro criador da sua própria teoria específica de como a evolução ocorreu — a teoria da seleção natural.No entanto, segundo a sua própria e tardia confissão (no prefácio histórico acrescentado a edições posteriores da Origem das espécies), Darwin admitiu que dois autores o haviam precedido na formulação do princípio da seleção natural.”

1º Predecessor de Darwin:
PATRICK MATTHEW
Um dos predecessores de Darwin, de acordo com Gould, foi o naturalista e fruticultor escocês Patrick Matthew, que, em 1831 publicou a sua versão da seleção natural, denominada “Naval Timber and Arboriculture”.

O mesmo Gould faz menção de uma carta na qual o próprio Darwin recenhece que Matthew o havia antecipado em vários pontos. Ei-la:

Fiquei muito interessado no comunicado do sr. Patrick
Matthew, no número do seu jornal datado de 7 de abril.Reconheço francamente que o sr. Matthew antecipou em vários anos a explicação que ofereci da origem das espécies sob o nome de seleção natural. Acho que não será motivo de surpresa para ninguém que nem eu, nem, aparentemente, qualquer outro naturalista, tenha ouvido falar dos pareceres do sr. Matthew, considerando-se a brevidade com que são expostos e o fato de terem surgido no apêndice de uma obra sobre madeira para construção naval e arboricultura. Nada mais posso fazer, além de oferecer as minhas desculpas ao sr. Matthew pela minha completa ignorância a respeito da sua publicação. Se for pedida outra edição da minha obra, publicarei uma nota com tal propósito.

2º Predecessor de Darwin:
WILLIAM CHARLES WELLS
E conforme Gould ("O Sorriso do Flamingo"), outro nome que antecedeu Darwin no que tange à seleção natural, foi o do médico escocês William Charles Wells:

"Wells invoca a seleção natural para explicar o sucesso dos negros em climas quentes. Partindo do costumeiro e inconfessado pressuposto racista de que a pele branca é adequada e primordial, Wells imagina que os habitantes originais da África eram mais claros do que os seus descendentes atuais. Ele explica a mudança por meio da seleção natural e até mesmo invoca o argumento favorito de Darwin, o da analogia com a seleção artificial, tal como praticada por criadores de animais:

"Aqueles que se dedicam à melhoria de animais domésticos, quando encontram indivíduos que possuem, num grau maior que o comum, as qualidades que eles desejam, cruzam um macho e uma fêmea destes, tomam então os melhores da sua prole como novo plantei e desse modo prosseguem, até chegarem tão perto do resultado em vista quanto permite a natureza das coisas. Mas o que é feito aqui pela arte, parece ser feito, com igual eficácia, embora mais lentamente, pela natureza, na formação das variedades do género humano, adaptadas ao território que elas habitam."

Fonte:
Stephen Jay Gould. O Sorriso do Flamingo. Editora Martins Fontes. São paulo, 1990, p. 311-321.

Talvez os darwinistas mais apaixonados sintam-se frustrados por saber que seu ídolo não fora assim, digamos, tão maravilhosamente original. Darwin não elaborou sua teoria à bordo do Beagle. Na verdade, como diz Gould, ele embarcou criacionista e voltou como tal. Seu livro “
A Origem as Espécies” não foi fruto de uma originalidade pleonasticamente singular ou de uma inspiração psicografada pela natureza, como sonham a galerinha ouriçada de Darwin. Na verdade, o conceito de “evolução” já era utilizado inclusive na antiga grécia. Muitos estudiosos, por exemplo, apontam os gregos Empédocles (que viveu de 490 a 430 a.C.) e Heráclito (que morreu por volta de 480 a.C.) como aqueles que primeiro conceberam a idéia de evolução. Portanto, como diz o sábio Salomão: “Nada há de novo sobre a terra!”

Sim, é bem verdade que, quando se abandona a “paixão desvairada”, o movimento impetuoso da alma, o gosto muito vivo e a acentuada predileção pelo grande ídolo, um sentimento de frustração e decepção pode ferir o coração. Não sei como os sociobiologistas explicariam isto, mas, talvez Freud enfie aí o seu “Édipo”, ou quiçá, Darwin bote nisso "sua" selação natural, e pronto! ((rs))

É isso!

Um comentário:

  1. Só vc ficou sabendo disso agora...não só Gould fala sobre isso...mas outros autores também...mas eles não falam nesse teu tonzinho arrogante...ao contrário eles homenageiam esses e outros antecessores de Darwin...

    ResponderExcluir

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!