Programa Adaptacionista ou Paradigma Panglossiano


"Entrevista" com o Doutor Pangloss, respeitado por sua defesa cega e irrestrita ao Programa Adaptacionista, também chamado Paradigma Panglossiano (vide Voltaire e Gould).

- Doutor Pangloss, supondo que a seleção natural guiou o processo de evolução, qual seria, em sua opinião, a vantagem adaptativa de se possuir orelha?

- Bem. Homens sem orelhas teriam uma reduzida audição e teriam sido exterminados por predadores, ou por tribos de homens primitivos, com orelhas.

- Mas onde estão as evidências dos “homens sem orelha”, doutor? Não são as orelhas feitas de cartilagens, as quais se decompõem facilmente sem deixar registro fóssil?

- Olha, veja bem. Se você quiser acreditar que acredite, se não, então mantenha-se em sua tosca ignorância!

- Está bem, doutor, deixemos as orelhas aos otorrinolaringologistas e vamos ao ginecologista, que parece bem mais interessante! Curto e grosso doutor: qual teria sido a vantagem adaptativa da menstruação para a mulher?

- Então você não sabe? Ora, a menstruação surgiu para o bem da própria mulher, como um mecanismo para proteger o útero e as trompas de Falópio contra os micróbios nocivos trazidos pelos espermatozóides. Simples! Eu, hein!!!

- Sendo assim, doutor, se o sangramento colabora na prevenção de infecções, deveria as mulheres evitar então o uso de contraceptivos que eliminem a menstruação?

- Que pergunta mais imbecil! Ora, é assim e pronto. Santa ignorância, meu Darwin!

- Está bem darwiníssimo doutor. Deixemos agora de lado o ginecologista e partamos diretamente para Freud. Doutor, responda-me sem rodeios qual seria a vantagem adaptativa do suicídio?

- O quê? Santa fanfarronice!!! Então você não sabe que o impulso de se matar pode ser a expressão de um instinto na direção do auto-sacrifício, para o bem dos parentes que sobrevivem, ou porque esses parentes serão salvos de suas próprias mortes, ou porque se beneficiarão generosamente dos recursos que lhes caberão agora? Dessa forma, os parentes sobreviventes vão, por sua vez, passar adiante os genes da vítima sacrifical. Simples!

- Mas, doutor, desculpe-me pelo atrevimento, mas, como é possível submeter a teste esta sua premissa?

- Simples, suicide-se e verás. Do contrário, continue nessa sua limitação criacionista, nesse seu mundinho restrito de ilusão. Ora, onde já se viu algém com uma dúvida dessa. Que coisa!

- Certo, doutor, continuemos então com o Freud! Doutor, responda-me com todo esse seu cabedal de conhecimentos darwinísticos qual teria sido a vantagem adaptativa do homossexualismo?

- Ah, não! Não acredito que você ignore a resposta para uma pergunta tão primária em biologia! Ora, leigozinho infantil, a sociedade humana ancestral estava organizada em unidades familiares inimigas. Algumas dessas unidades eram formadas exclusivamente por heterossexuais; outras unidades continham membros homossexuais que agiam como “ajudantes” na caça e na criação e cuidados das crianças. Ou seja, os homossexuais embora não tivessem filhos ajudavam a criar seus parentes geneticamente próximos. Desta forma, tal comportamento favorecia seus genes já que quanto maior a quantidade de parentes que ajudassem a criar, maior probabilidade de que transmitissem genes parecidos aos seus. Desta forma, as unidades que incluíam homossexuais acabaram prevalecendo sobre os que eram heterossexuais, o que explica a sobrevivência dos supostos “genes da homossexualidade”! Entendeu, ignorante, tapado e estúpido! Eu, hein!!!

- Estou me esforçando doutor, estou me esforçando! Mas, sapientíssimo mestre, estaria essa sua conclusão fundamentada em dados colhidos em laboratório? E se esta especulação genética estiver errada, ou seja, se se defende um argumento dizendo que as pessoas foram diretamente programadas para ele, como se pode continuar a defendê-lo caso a especulação esteja errada?

- Desisto de você. Nunca vi alguém assim tão ignorante assim, meu santo Darwin. Haja paciência e saco! ((rs))

- Então boa adaptação, doutor! ((rs))

É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!