Das mentiras que Haeckel contou...

Discorrendo sobre Darwin e de seus êxitos como naturalista, o biólogo alemão Ernst Haeckel (1834-1919), um decidido partidário das idéias do autor de “A Origem das Espécies”, faz menção de três méritos que sintetizariam a obra do naturalista inglês. Escreve ele em seu livro “A Origem do Homem”, uma tradução portuguesa publicada pela Global Editora, de 1989, que encontrei numa biblioteca de uma escola pública aqui de São Paulo:

De todos os naturalistas do século XIX, ele obteve, incontestavelmente, o maior êxito, e exerceu a mais profunda ação; é de direito designar os últimos quarenta anos com o título de "era de Darwin". Se investigarmos as causas deste êxito sem precedentes, é preciso, como frequentemente repeti, recordar que Darwin teve mérito triplo:

1.
°) de reformar completamente a teoria da descendência, o lamarquismo, e dar-lhe por base as numerosas noções novas, adquiridas pela biologia;

2.
°) de fundar a teoria moderna da seleção, o darwinismo propriamente dito;

3.
°) de estabelecer a antropogenia, essa conclusão tão sole­ne da doutrina da descendência, que supera, em importância, to­dos os outros problemas da evolução.

Fonte:
Ernst Haeckel: "A Origem do Homem". Global Editora. São Paulo, 1989, p. 12.


Quando Haeckel escreveu este seu livro, decorriam quarenta anos de publicação do “A Origem das Espécies”. Vale resslatar que Haeckel foi o grande divulgador do darwinismo em terras alemãs. Seus livros alcançaram um êxito extraordinário em todo o mundo naquele período. Um dos grandes objetivos de Haeckel em relação às idéias de Darwin, foi aplicá-las na esfera social. Lembrando ainda que Haeckel vivenciou toda a trajetória do nazismo alemão. Stephen Jay Gould, em “Polegar do Panda”, o qualifica de “o principal defensor de Darwin na Alemanha” e
“o mais especulativo e imaginativo entre to­dos os primeiros evolucionistas” (p. 213). Para quem não sabe, Haeckel foi o criador da chamada "lei biogenética", cujo lema era: “a ontogenia recapitula a filogenia”, na qual à simples observação dos embriões deveria revelar um cortejo de antepassados adultos na ordem correta. Já é sabido que os desenhos dos embriões vertebrados de Haeckel foram falsificados por ele, o que se revelou numa das maiores fraudes da Biologia.

Mas, voltando aos "méritos" de Darwin, segundo atribuição de Haeckel, apenas o último parece soar com alguma coerência. Em relação ao item 1, uma rápida lida nos livros de Darwin já seria suficiente para concluir que em alguns aspectos Darwin foi até mais lamarckista do que o próprio Lamarck. Quanto ao item 2, é fato que Darwin não estabeleceu absolutamente nada que já não tinha sido discutido antes da publicação de sua mais famosa obra. O “grande” mérito de Darwin foi, na verdade, ter levado a questão ao debate acadêmico e popular, mediante sua influente posição social e econômica naquela Inglaterra vitoriana. Se não fora isso, mui provavelmente, talvez, comemorar-se-ia, hoje, os
150 anos do wallaceanismo. O item 3 condiz perfeitamente com sua obra “A Origem do Homem e a Seleção Sexual”: o homem ascendendo de sua ínfima origem, alcança a suprema civilização.

É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!