Darwin e a evolução dos órgãos sexuais

No seu controverso “A Origem do Homem e a Seleção Sexual” (“The descent of Man and Selection in Relation to Sex") Darwin, um tanto hesitante, busca iluminar a questão acerca da evolução dos órgãos sexuais da forma mais típica aos defensores da teoria evolutiva, ou seja: através das simples inferências. Obviamente aparecem, entre outras conhecidas muletas, a velha embriologia e os tais órgãos rudimentares. Vejamos:

“Os antigos antepassados do homem deviam estar antigamente cobertos de pelo, sendo que ambos os sexos tinham barba; as suas orelhas provavelmente tinham pontas e eram capazes de movimento; o seu corpo tinha cauda com músculos próprios. Os seus membros e corpo eram, ademais, postos em movimento por muitos músculos que agora só ocasionalmente aparecem, mas estão normalmente presentes nos quadrúmanos. Neste período ou em algum outro anterior, a grande artéria e o nervo do úmero corriam através de um furo supercondilóide... Num período muito recuado o útero era duplo; os excrementos eram evacuados através de uma cloaca...”


Sabe-se há muito tempo que, no gênero dos vertebrados, um sexo apresenta rudimentos de muitas partes acessórias que pertencem ao sistema reprodutivo mais propriamente característico do outro sexo e agora foi constatado que numa fase embrionária, ambos os sexos possuem verdadeiras e autênticas glândulas masculinas e femininas.”

"Por isso parece que alguns antepassados de todo o gênero dos vertebrados foram hermafroditas ou andróginos. Aqui temos, pois, um ponto que merece a nossa maior atenção. Na classe dos mamíferos, os machos possuem rudimentos de um útero com o canal adjacente na vesícula prostática; apresentam além disto alguns rudimentos de tetas e alguns machos dos marsupiais possuem traços do saco marsupial.”

"Devemos então supor que alguns mamíferos muitíssimo antigos continuaram a ter caracteres andróginos, depois de terem adquirido as principais diferenciações da sua classe e por conseguinte depois de se terem diferenciado das classes inferiores do gênero dos vertebrados?
Parece muito improvável, porque devemos chegar aos peixes, a classe mais baixa, para encontrar alguma forma andrógina ainda existente.”

"O fato de que diversas partes acessórias, próprias de cada um dos sexos, se encontrem em rude condição no sexo oposto, pode ser explicado com o fato de que tais órgãos têm sido gradualmente adquiridos por um sexo e depois transmitidos ao outro em condição mais ou menos imperfeita.”

Fonte:
Charles Darwin. “A Origem do Homem e a Selação Sexual”. Tradução: Attílio Cancian e Eduardo Nunes Fonseca. Hemum, Livraria Editora LTDA. São Paulo, 1974 (p. 142-145).

É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!