Parecidos, "pero no mucho"...

Há muitos anos li e guardei um artigo de Alexander Cockburn, escrito para o “The Nation” e que fora traduzido para o português pelo jornal o Estado de São Paulo. Nele o autor discorria sobre “um novo embuste científico”, afirmando que: “Quando as pessoas realmente querem acreditar, elas põem fé em qualquer coisa..."

No que dizia respeito à credulidade humana, escreveu Cockburn: “vale lembrar que não estamos tão distantes no tempo dos diários fraudulentos de Hitler, rabiscados por um falsificador com uma tentativa apenas superficial de imitar a letra do Führer”. O colunista do “The Nation” tratava da questão das falsificações no âmbito da ciência, especialmente no que se referia à busca desesperada pelos fósseis de transição. Sobre a Arqueologia, por exemplo, escreveu: “Os falsificadores no campo da arqueologia tiram proveito do desejo profundo que temos de conhecer as origens de nossa espécie”.

Abordou então o autor o já conhecido episódio do famigerado Homem de Piltdown: “O caso do Homem de Piltdown envolveu um osso maxilar, que supostamente indicava a existência do “elo perdido”.
Dos três suspeitos que poderiam haver colocado o osso maxilar de macaco (moderno) na cascalheira e depois tê-lo pego com um grito de surpresa, um era o respeitável professor Arthur Smith Woodward e o outro, um coletor do Museu Britânico, Charles Dawson”. E continuou: “Boa parte da análise paleontológica se baseia em especulações completamente infundadas e as técnicas de determinação de idade, incluindo aquele feito com carbono, são muito mais especulativas do que comumente se supõe.” Agora, a declaração mais “bombástica”: Imagino que metade dos ossos desencavados na África oriental e saudados como resquícios da aurora da humanidade tenham sido colocados em seus lugares por lavradores revoltados ou seus patrões ambiciosos, no decorrer dos últimos 50 anos”.

É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!