Uma desculpa chamada “diabo”

O racismo e o preconceito às vezes se manifesta por meio das mais inusitadas formas. Uma delas diz respeito à associação que se faz entre determinados grupos de pessoas com a tradicional figura do demônio. Os judeus, por exemplo, já foram considerados espécies de agentes secretos a serviço do diabo. Durante a Segunda Guerra Mundial o regime nazista se utilizou desta arma a fim de colocar a população contra a comunidade judaica. O filme holandês “O Judeu Eterno”, exibido naquele período, é um bom exemplo disso.

Outro grupo também estereotipado neste aspecto são os negros.
Uma noticia divulgada hoje vem confirmar esta assertiva. Segundo o jornal Folha de São Paulo:
Onze pessoas pularam pela janela de um apartamento em Versailles, subúrbio de Paris, após acreditarem ter visto o diabo, em um incidente ocorrido neste sábado e que terminou com a morte de um bebê de quatro meses, informou a polícia.”

E quem era o “diabo”?

“Treze pessoas estavam no apartamento do segundo andar e por volta das três da manhã um dos ocupantes ouviu o filho chorar", explicou à AFP Odile Faivre, da promotoria de Versailles. "O homem em questão, de origem africana, se levantou para alimentar o filho e como estava totalmente nu, foi confundido com o diabo".
O grupo atacou o homem e o feriu com uma facada na mão, antes de expulsá-lo do apartamento, mas ele tentou voltar e foi aí, que tomados pelo pânico, pularam pela janela."

Agora, aquela perguntinha que não quer se calar: será que, se em em vez de um negro, fosse um branquinho francês que estivesse ali, seria ele confundido também com o diabo?

O preconceito aqui parece escandalosamente óbvio.

É isso!

Um comentário:

  1. seria preconceito, seu animal, se não fosse a própria mulher dele a ter começado a confusão

    ResponderExcluir

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!