Nazismo e propaganda

"Ao ditar para Hess, na prisão de Landsberg, as palavras de “Minha Luta”, Hitler transpunha para o papel não apenas sua biografia e suas idéias políticas, mas todo um script que, no sentido que Balandier explora, será levado a cabo pela teatrocracia nazista. Estabelecendo os inimigos a serem subjugados e os caminhos a serem percorridos, bem como os papéis a serem interpretados pelos mais diferentes atores sociais, Hitler prepara o terreno para a propaganda, que irá inspirar o imaginário social e moldará, segundo suas necessidades, grande parte da opinião pública alemã.

(...) a ideologia política renova a função tradicional dos mitos e das religiões, a de garantir o
consenso social construindo um modelo do social, um paradigma, que designa as posições sociais ao mesmo tempo em que as justifica. É preciso, na verdade, frisar que a ideologia, à maneira dos mitos, tece uma imagem das divisões sociais, das igualdades e desigualdades e proporciona o verdadeiro saber relativo ao sistema social.

Os propagandistas, por sua vez, encontram nas “verdades” pronunciadas pelos
ideólogos os elementos para abordar o público através dos materiais por eles produzidos. No caso da propaganda nazista, o alcance destes materiais foi, pela primeira vez, elevado exponencialmente pelos meios de comunicação massiva. Através deste material discursivo, o propagandista insere as visões do ideólogo na arena política.

Compreendemos aqui a arena política como o campo de trânsito de atores e de idéias políticas, bem como o campo de ação da propaganda. Trata-se de uma visão estrutural do ambiente (físico ou não) político, que tem no cultivo de debates, idéias e valores sua função por excelência. O discurso é a moeda de troca nesta arena, e se pauta por fazer uso de qualquer meio, modo ou veículo para se fazer presente. Podemos encontrar elementos pictóricos, como as fotografias, os pôsteres e desenhos, agindo como constituintes de um determinado discurso. Pode-se ainda utilizar diferentes tonalidades alocutivas, como uma fala tranqüila ou outra mais estridente ou ainda um discurso humorístico, que atinge de forma
diferente o público quando comparado a um discurso sério e lacônico.

Estas diferentes formas de promover a
Weltanschauung propagada pela ideologia obedecem a algumas regras técnicas, que já foram abordados por diferentes teóricos da propaganda.

---
É isso!

Fonte:
VINÍCIUS LIEBEL: HUMOR, PROPAGANDA E PERSUASÃO: AS CHARGES E SEU LUGAR NA PROPAGANDA NAZISTA”. (Dissertação de Mestrado apresentado à banca examinadora selecionada pelo Departamento de Pós-Graduação em História, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal do Paraná – UFPR. Orinetadora: Profa. Dra. Marion Brepohl de Magalhães). CURITIBA, 2006.

Nota:
O título e a imagem inseridos no txto não se incluem na referida tese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!