Criação, Evolução e suas variantes

O falecido professor Newton Freire-Maia, geneticista da Universidade Federal do Paraná, tratando da questão “Criação e Evolução” (Editora Vozes, 1986), aponta a existência de cinco posições básicas envolvendo ambas as vertentes (o Tedeísmo ainda não havia se mostrado no debate) , a saber:

1. Os fixistas
Acreditam que Deus criou todos os seres vivos, inclusive o homem e os animais e plantas por ele domesticados, não tendo ocorrido mudanças evolutivas desde sua origem.

2. Os semifixistas
Acreditam que Deus criou o homem e todas as espécies animais e vegetais ditas selvagens, que se mantiveram fixas até hoje, todavia, as “raças” geográficas, incluindo a humana, surgiram mediante evolução intra-específica, ou seja, por meio de mudanças a partir do interior da própria espécie.

3. Os evolucionists materialistas
Acreditam que a matéria sempre existiu, ou surgiu por acaso, sendo a evolução o resultado apenas de mecanismos naturais, tais como o acaso e a necessidade.

4. Os evolucionistas agnósticos
Acreditam sem restrição na evolução, no entanto, não afirmam nem o materialismo (ateísmo) nem o teísmo (Criacionismo), por se considerarem incapazes de conhecer as razões prufundas de todos fenômenos relacionados.

6. Os criacionistas evolucionistas
Acreditam que a própria matéria possui propriedades evolutivas, mas foi Deus quem “deu o pontapé inicial”, daí aceitarem, por exemplo, as idéias de Teilhard de Chardin.

É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!