A volta de Lamarck

“Nos últimos anos alguns acontecimentos fizeram com que as teorias de Lamarck fossem retomadas no meio científico. A herança dos caracteres adquiridos, proposta por Lamarck, parece ocorrer em algumas situações especiais. Nada que ameace a hegemonia das idéias de Darwin, no entanto, deixa os estudos dos mecanismos evolutivos ainda mais interessantes e complexos.

O que tem sido mostrado é que alguns fenômenos de variações genéticas não se devem aos mecanismos de mutação e seleção natural, mas dependem de modificações em bases nitrogenadas do DNA ou em proteínas associadas a ele. Essas modificações recebem o nome de metilações, e fazem parte de um conjunto de
mecanismos conhecidos como epigenéticos.

Um estudo recente com camundongos envolvendo metilações de bases nitrogenadas trouxe de volta a desacreditada teoria da herança dos caracteres adquiridos proposta por Lamarck. Nesta pesquisa os cientistas chegaram a resultados surpreendentes: camundongos que adquiriram determinadas características durante suas vidas podem transmiti-las a seus descendentes. (PENA, 2006).

Outro indício demonstrando a possibilidade da herança dos caracteres adquiridos ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial (1944-1945). Na Holanda, durante o inverno, houve um período de intensa fome, e muitas mulheres grávidas nessa época sofreram de desnutrição. Seus filhos nasceram com o peso bem abaixo do normal. Mais tarde, nas próximas gerações, mesmo com uma alimentação adequada, as mulheres que haviam nascido desnutridas também geraram crianças com peso abaixo da média esperada. Então, provavelmente a subnutrição dessas mulheres durante a guerra, além de ter afetado a saúde de seus filhos, também se manifestou em seus netos (PENA, 2006).

A partir dos resultados obtidos nestas pesquisas é importante retomar as idéiasde Lamarck e incluir esses novos conhecimentos no ensino da evolução. Desta forma, é possível estabelecer ligações entre os estudos recentes e as teorias desenvolvidas em outras épocas, demonstrando o caráter dinâmico da ciência e contribuindo para o
desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes.”

---
É isso!

Fonte:
Aline de Castilhos Mello: “Evolução Biológica: Concepções de alunos e reflexões didáticas”. (Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, como requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Educação em Ciências e Matemática. Orientadora: Profa. Dr. Regina Maria Rabello Borges). Porto alegre, 2008.

Nota:
A imagem inserida no texto não se inclui na referida tese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!