A Matriz de Santo Antônio, no Recife


A imagem e o texto, a seguir, foram publicados em um almanaque do Estado Pernambuco no ano de 1916, exatamente a quase 100 anos. Trata-se de uma bela homenagem à histórica Matriz de Santo Antônio, na bela cidade do Recife.

Matriz de Santo Antônio

É a seguinte a inscrição lapidar colocada no alto da parede posterior da sua Capela-mor: Aos 3 dias do mez de Junho de 1753 Reynando o mto. alto, poderoso Fidelissimo Rey, o Sr. D. João 1.º, sendo bispo deste bispado de Pernambuco o Exm. Rvdm. Senhor Dom Frei Luiz de Santa Thereza, Vigário desta freguezia do Recife o muito Reverendo D. Felix Machado Freire, si fundou esta Igreja para o Santíssimo Sacramento, sendo Governador, capitão general, o Illm. e Exm. Sr. Luiz José dorreia de Sá que lançou a primeira pedra benzida pelo mesmo dito Exm. Rvdm. Sr. e ambos Fundadores.
É assim, uma das mais antigas deste Estado.

A fundarão desta igreja, de iniciativa e execução da Irmandade do SS. Sacramento da Matriz do Corpo Santo, a cuja paróquia pertencia toda a banda de S. Antônio, inclusive o atual bairro de S. José, foi ditada para a colocação de um sacrário em capela própria, no intuito de remover certos inconvenientes ocorridos desde o ano de 1686, quando o instituiu na igreja de N. S. do Rosário, e sucessivamente nas do Paraíso e Livramento, por duas vezes, e S. Pedro, com o fim de obviar incômodos dos seus habitantes recorrerem à referida matriz, em grande distancia, para a satisfação dos seus encargos espirituais.

Removido o deposito de pólvora de uma casa junto ás trincheiras e nas proximidades do Hospital do Paraíso, resolveu o governo vender o desocupado prédio que foi arrematado em hasta publica pelo mestre de campo José Vaz Salgado, na qualidade de juiz da Irmandade do SS. Sacramento do Campo Santo, com o fim de erigir a igreja, que se projetava, e que devia ter cem palmos de comprido e cinquenta de largo, e a capela-mor, cinqüenta e cinco de comprido, ou alquilo que por melhor razão pedir o corpo da igreja.

A irmandade aproveitou logo a casa comprada para a instalação defuma capela provisória, para onde, em 1753 se fez a trasladarão do SS. Sacramento da igreja do Livramento.

A construção do templo ficou terminada em 1765, sendo o seu custo de 33:308$414, concorrendo a irmandade, os fieis e, principalmente o irmão Antônio Gonçalves Reis, sem contar com a importância de varias obras que correram por conta de particulares, entre as quais convém salientar a compra de duas moradas de casas térreas situadas na rua em frente á igreja e foreiras ao morgado de Alagoas, João Marinho Falcão, compradas em 1764 para se augmentar a igreja.

Criada a paróquia do, SS. Sacramento de S. Antônio em 1789 e incorporada a sua irmandade em 1791 cuidou logo de mais aformosear seu templo, empreendendo reformas radicais principalmente nos anos de 1842 a 1864, que o tornaram de grande magnificência interna e imponente perspectiva externa.

F. A. Pereira da Costa
---
A mesma igreja em fotografia atual (Wikipedia)

---
Fonte:
Almanach de Pernambuco 1916. Ferreira, Júlio Pires (dir.), disponível digitalmente no site da biblioteca: Brasiliana - USP

Nota:
Para melhor compreensão do texto, a ortografia da época foi atualizada para os padrões atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!