A Força Pública de São Paulo em 1914

 A força Pública de São Paulo em trenamento na capital paulista, nos bairros da Saúde e Santo Amaro, sob orientação de uma missão francesa, que veio ensinar táticas de guerra aos soldados tupiniquins, no ano de 1914
 A Força Pública de São Paulo em manobras de guerra, no ano de 1914, vendo-se a Companhia figurada
 O Coronel Nerel, chefe da missão francesa, fazendo a crítica das manobras, em presença do secretário de Justiça de São Paulo, o dr. Eloy Chaves, Coronel baptista da Luz, comandante da Força Pública e toda a oficialidade reunida (ano: 1914)

 Grande distribuição de bóia (marmita) aos soldados, após combate (ano: 1914)
 O dr. Eloy Chaves e outras autoridades, tomando parte na bóia distribuída aos oficiais no campo de manobra (ano: 1914)
1. Seção de metralhadora do “Partido Branco” fazendo fogo; 2. Um tremendo choque de baionetas entre os partidos “Branco” e “Vermelho”, ao lado de uma cerca; 3. O coronel Nerel expedindo ordens por meio do corneteiro-mor; 4. O dr. Eloy Chaves, rodeado pelos oficiais superiores, no campo de manobra; 5. Grupo de tambores figurando uma seção de metralhadora do “Partido Branco” em pleno fogo; 6. O tenente-coronel Prot, da missão Francesa, interrogando um comandante de companhia do “Partido Branco”; 7. Uma metralhadora do “Partido Branco” fazendo fogo (ano: 1914)
1. Uma linha de atiradores do “Partido Branco”; 2. O desfilar das metralhadoras pelo largo do Palácio; 3. Oficiais em uma barraca, à noite, surpreendidos pelo repórter fotográfico da revista “A Cigarra”; 3. A vanguarda das tropas constituídas de 4.000 homens, regressando aos quartéis após às manobras de dupla ação realizadas entre os bairros da Saúde e Santo Amaro, na capital paulista  (ano: 1914) 

---
Fonte:
Revista "A Cigarra", edição de 1914, disponível digitalmente no site do Arquivo Público do Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!