Fotos antigas de cidades de Minas Gerais - LXIII


Um pouco mais da história visual de importantes cidades do grande Estado de Minas Gerais, através de fotografias publicadas ao longo do século XX, como às que seguem, do ano de 1942, em pleno contexto histórico da Segunda Guerra Mundial

Nova Lima / MG - Edifício da Cia Saint John del Rey Mining - Companhia Morro Velho (1943)
Belo Horizonte / MG - Vista da cidade em 1942, quando se comemoravam o seu 45º aniversário: “Em 45 anos a fisionomia da cidade transformou-se de maneira a ultrapassar os cálculos mais otimistas. Vela aspiração dos mineiros, Belo Horizonte progride admiravelmente, graças aos esforços de seu povo e de seu governo. “Cidade sorriso”, “cidade vergel”, “miradouro do céu”, dessas e de outras expressões a chamaram poetas  escritores ilustres. Mas cidade dos mineiros, isso é que é. Belo Horizonte [e bem uma síntese do nosso Estado. Reflete em todos os seus aspectos o pensamento e a vida de Minas. Essencialmente mineira, até na pacata tranqüilidade de suas avenidas largas, suas árvores frondosas que cobrem o asfalto das ruas, escondem a  beleza arquitetônica de muitos edifícios e são um convite permanente à meditação e ao estudo, à vida de trabalho sereno e construtivo” (SIC, da Revista “Bello Horizonte”, em edição de janeiro de 1943).
Belo Horizonte / MG - Vivenda localizada no prolongamento da Avenida Amazonas, perto do Colégio Santo Agostinho (1943)
Belo Horizonte / MG - 1. Vista da Pampulha; 2. Bonita Praça no bairro de Lourdes (ano: 1942)
Belo Horizonte / MG - 1. Um dos bairros recentemente criados; 2. Um trecho de Ribeirão Arrudas, que, como outros, passou por grandes transformações de engenharia, especialmente no aspecto de saneamento (1943)
1. Trecho do Bairro Santo Agostinho, que, um ano antes era um conjunto de grotões e pântanos; 2. Um trecho da área central da cidade, quando se proliferavam os arranha-céus (1942)
Juscelino Kubitschek, quando prefeito da cidade de Belo Horizonte, em fotografia publicada em janeiro de 1943, na revista mineira "Bello Horizonte", que exalta os feitos do político, destacando o progresso da cidade, que demolia os morros para formar novos bairros.

---
Fonte:
Revista Bello Horizonte, edição de janeiro de 1943, disponível digitalmente no site do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!