Desenhos do livro "Através do Brasil", de Olavo Bilac e Manuel Bonfim
Desenhos que ilustraram a edição do livro "Atravez do Brazil", de Olavo Bilac e Manuel Bonfim, da décima edição publicada em 1923, pela Livraria Francisco Alves, e disponível no site da Biblioteca Brasiliana - USP
Sergipe - Palácio do Governo em Aracaju

Seringueiro do Amazonas, fazendo a colheita das tigelinhas em que se apanha o leite, de que se fará a borracha

Vista do Porto de Recife, formado pela muralha natural dos arrecifes , sobre o qual está o Forte do Brum
Chafariz da Carioca, no Largo da Carioca - Rio de Janeiro. Carioca é o nome de um rio, cujas águas foram canalizadas para aí, e que se tornaram tão célebres, que deram o nome à população
Marcadores:
BRSIL ILUSTRADO,
CIDADES E MEMÓRIA,
DESENHO,
GRAVURA,
ILUSTRAÇÃO
Fotos antigas de cidades (pessoas e coisas) da Paraíba - VII

Um pouco da história visual do querido Estado da Paraíba, através de fotografias publicadas na imprensa brasileira ao longo do século XX, como as que seguem
Paraíba: Charge acerca das ações do famoso Augusto Santa Cruz, o qual aprisionou o Prefeito e tomou como refém o Promotor da cidade (1911)
---
Fonte:
O Malho, nº 447, edição de 1911;
O Malho, nº 453, edição de 1911;
O Malho, nº 488, edição de 1912;
O Malho, nº 490, edição de 1912;
O Malho, nº 508, edição de 1912.
Disponível Digitalmente no site da Biblioteca Nacional Digital
Fotos antigas de cidades (pessoas e coisas) da Paraíba - VI

Um pouco da história visual do querido Estado da Paraíba, através de fotografias publicadas na imprensa brasileira ao longo do século XX, como as que seguem
Paraíba: Charge refletindo a situação social e política do Estado, quando no aparecimento do cognominado "Cangaceiro Doutor", o famigerado Augusto Santa Cruz (1910)
Camboim - PB: Grupo de ciclistas em passeio pelos arredores da capital (1910)
João Pessoa - PB: O Palácio do Governo em dia de festividade nacional (1910)
Paraíba: (SIC): "COMO SE FAZ POLÍTICA NO SERTÃO DO NORTE: Com o título acima inserimos no número passado os retratos de um chefe e um ajudante, os quais, ao serviço da politicagem dos sertões da Paraíba e Pernambuco, tem capitaneado verdadeiras hordas de bandidos que espalham o desassossego, a depredação e o luto sob qualquer pretexto de politicagem, ou mesmo sem pretexto algum. Pois bem: Damos agora um quadro mais completo desse pessoal sinistro, e cuja descrição resumimos na seguinte legenda: Instatâneo extraído do "Jornal Pequeno" que se dita na cidade do Recife, e que foi habilmente apanhado por um dos repórteres dos cangaceiros que se aprestavam para atcar o Dr. Augusto Santa Cruz, em Alagoas do Monteiro, Estado da paraíba. Deste grupo fazem parte os célebres assassinos "magrus", que de volta do ataque à fazenda do Dr. Santa Cruz atacram a cadeia de São José do EGito - Estado de Pernambuco - onde mataram três soldados de polícia e soltaram todos os presos. Na extremidade da esquerda está Delfino Mendes de Andrade, secretário da Câmara Municipal de Alagoa do Monteiro e genro do chefe político, Pedro Bezerra. O último da 3ª fila, ao lado direito, é o célebre celerado José de Gouveia" (1910)
---
Fonte:
O Malho, nº 384, edição de 1910;
O Malho, nº 399, edição de 1910;
O Malho, nº 403, edição de 1910;
O Malho, nº 410, edição de 1910;
O Malho, nº 411, edição de 1910.
Disponível Digitalmente no site da Biblioteca Nacional Digital
Fotos antigas de cidades (pessoas e coisas) da Paraíba - V

Um pouco da história visual do querido Estado da Paraíba, através de fotografias publicadas na imprensa brasileira ao longo do século XX, como as que seguem

Cabedelo - PB: Grupo de pessoas na estação da Great Western (1906),
Itabaiana - PR: Grupo de pessoas próximo à estação (1906)
Paraíba: Um jantar ao ar livre no Hotel do Norte (1906)
Patos - PB: Uma passeata de devotos por ocasião dos festejos em honra a padroeira Nossa Senhora da Guia (1907)
Paraíba: Acampamento do "Tiro Parahybano" em comemorações do dia 7 de Setembro, vendo-se Carlos Cavalcante de Albuquerque, chefe de polícia (1910)
---
Fonte:
O Malho, nº 207, edição de 1906;
O Malho, nº 217, edição de 1906;
O Malho, nº 240, edição de 1907;
O Malho, nº 244, edição de 1907;
O Malho, nº 384, edição de 1910.
Disponível Digitalmente no site da Biblioteca Nacional Digital
Fotos antigas de cidades (pessoas e coisas) do Paraná - XVI

Um pouco da história visual do belíssimo Estado do Paraná, através de fotografias publicadas na imprensa brasileira ao longo do século XX.

Curitiba - PR: Turma de aluno empenhada em serviços de água e esgoto, chefiada pelo Dr. Bernarger (1909)
Paraná: Festejos realizados pela Sociedade de Agricultura Thomazina, comemorando a data da independência do Estado, no dia 19 de dezembro de 1908,cuja realiza;'ao deu-se na chácara do prefeito Vittore Pistra (1909)
Ponta Grossa - PR: Alunos do Colégio Central do Paraná por ocasião da visita do presidente do Brasil à cidade (1909)
Ponta Grossa - PR: Colégio Central do Paraná, em comemoração ao aniversário do presidente da República Hermes da Fonseca (1909)
---
Fonte:
---
Fonte:
O Malho, nº 320, edição de 1909;
O Malho, nº 333, edição de 1909;
O Malho, nº 343, edição de 1909;
O Malho, nº 346, edição de 1909;
O Malho, nº 350, edição de 1909.
Disponível Digitalmente no site da Biblioteca Nacional Digital
Disponível Digitalmente no site da Biblioteca Nacional Digital
Assinar:
Postagens (Atom)