Fotos antigas de cidades (pessoas e coisas) da Paraíba - VI

Um pouco da história visual do querido Estado da Paraíba,  através de fotografias publicadas na imprensa brasileira ao longo do século XX, como as que seguem

Alagoa Grande - PB: Banda Musical "Peregrino de Carvalho", dirigida pelo alferes Elysio Sobreira 
Paraíba: Charge refletindo a situação social e política do Estado, quando no aparecimento do cognominado "Cangaceiro Doutor", o famigerado Augusto Santa Cruz (1910) 
Camboim - PB: Grupo de ciclistas em passeio pelos arredores da capital (1910) 
João Pessoa - PB: O Palácio do Governo em dia de festividade nacional (1910) 
Paraíba: (SIC): "COMO SE FAZ POLÍTICA NO SERTÃO DO NORTE: Com o título acima inserimos no número passado os retratos de um chefe e um ajudante, os quais, ao serviço da politicagem dos sertões da Paraíba e Pernambuco, tem capitaneado verdadeiras hordas de bandidos que espalham o desassossego, a depredação e o luto sob qualquer pretexto de politicagem, ou mesmo sem pretexto algum. Pois bem: Damos agora um quadro mais completo desse pessoal sinistro, e cuja descrição resumimos na seguinte legenda: Instatâneo extraído do "Jornal Pequeno" que se dita na cidade do Recife, e que foi habilmente apanhado por um dos repórteres dos cangaceiros que se aprestavam para atcar o Dr. Augusto Santa Cruz, em Alagoas do  Monteiro, Estado da paraíba. Deste grupo fazem parte os célebres assassinos "magrus", que de volta do ataque à fazenda do Dr. Santa Cruz atacram a cadeia de São José do EGito - Estado de Pernambuco - onde mataram três soldados de polícia e soltaram todos os presos. Na extremidade da esquerda está Delfino Mendes de Andrade, secretário da Câmara Municipal de Alagoa do Monteiro e genro do chefe político, Pedro Bezerra. O último da 3ª fila, ao lado direito, é o célebre celerado José de Gouveia" (1910)



---
Fonte:
O Malho, nº 384, edição de 1910;
O Malho, nº 399, edição de 1910;
O Malho, nº 403, edição de 1910;
O Malho, nº 410, edição de 1910;
O Malho, nº 411, edição de 1910.
Disponível Digitalmente no site da Biblioteca Nacional Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!