ANTONIO GRAMSCI E A CRÍTICA À EDUCAÇÃO ELITISTA



Antonio Gramsci e a Crítica à Educação Elitista

Uma parte importante das reflexões de Gramsci (1981) sobre educação foi motivada pela reforma empreendida por Giovanni Gentile, ministro da Educação de Benito Mussolini, que reservava aos alunos das classes altas o ensino tradicional, "completo", e aos das classes pobres uma escola voltada principalmente para a formação profissional. Em reação, Gramsci defendeu a manutenção de uma escola única inicial de cultura geral, humanista, formativa. Para ele, a Reforma Gentile visava predestinar o aluno a um determinado ofício, sem dar-lhe acesso ao"ensino desinteressado que cria os primeiros elementos de uma intuição do mundo, liberta de toda manipulação. Ao contrário dos pedagogos da escola ativa, que defendiam a construção do aprendizado pelos estudantes, Gramsci acreditava que, pelo menos nos primeiros anos de estudo, o professor deveria transmitir conteúdos aos alunos.

Co-fundador do Partido Comunista Italiano, Antonio Gramsci (1891-1937) foi uma das referências essenciais do pensamento de esquerda no século 20. Embora comprometido com um projeto político que deveria culminar com uma revolução proletária, Gramsci se distinguia de seus pares por desacreditar de uma tomada do poder que não fosse precedida por mudanças de mentalidade. Para ele, os agentes principais dessas mudanças seriam os intelectuais e um dos seus instrumentos mais importantes, a escola. (GRAMSCI ,1981).

Alguns conceitos criados ou valorizados por Gramsci hoje são de uso corrente em várias partes do mundo. Um deles é o de cidadania. Foi ele quem trouxe à discussão pedagógica a conquista da cidadania como um objetivo da escola. Ela deveria ser orientada para o que o pensador chamou de elevação cultural das massas, ou seja, livrá-las de uma visão de mundo que, por se assentar em preconceitos e tabus, predispõe à interiorização acrítica da ideologia das classes dominantes.

A maior parte da obra de Gramsci (1981) foi escrita na prisão e só veio a público depois de sua morte. Na escola prevista por Gramsci, as classes desfavorecidas poderiam se inteirar dos códigos dominantes, a começar pela alfabetização. Ao invés da qualificação para um determinado posto de trabalho, Gramsci defende que a escola capacite todo o indivíduo, mesmo que abstratamente, a ser dirigente.

A construção de uma visão de mundo que desse acesso à condição de cidadão rompendo com interesses dominantes e com o senso comum é uma grande contribuição que Gramsci deixou para a educação a qual, segundo Rossi (1982, p.91) influenciou o pensamento de Paulo Freire. Freire nos diz: "A tendência democrática da escola não pode consistir apenas em que um operário manual se torne qualificado, mas em que cada cidadão possa se tornar governante". (FREIRE, 1981, p.137).

Perceberam-se nestes autores concepções filosóficas de educação e a sua importância para a sociedade. Considerar a filosofia na educação é considerar nas pessoas o exercício do seu papel político na sociedade, na busca pela sua cidadania plena, no pensamento autônomo e no desenvolvimento sustentável.

Assim pensando na construção da cidadania para o mundo resgataremos o pensamento de Paulo Freire como instrumento de libertação do senso comum em uma nova leitura de mundo, condição necessária, na educação do presente e do futuro, para resgatar a centralidade da preocupação com o ser humano no processo educacional, voltada para o futuro, uma educação voltada para a construção do sonho de uma cidadania planetária de alteridade cósmica sustentável.


---
Fonte:
ALEXANDRE BECKER: “A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DE PAULO FREIRE E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL”. (Dissertação apresentada como requisito parcial à obtenção do grau de Mestre em Organizações e Desenvolvimento da UNIFAE - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Prof. Dr. Osmar Ponchirolli). Curitiba, 2008.

Notas:
A imagem inserida no texto não se inclui na referida tese.
As notas e referências bibliográficas de que faz menção o autor estão devidamente catalogadas na citada obra.
O texto postado é apenas um dos muitos tópicos abordados no referido trabalho.
Para uma compreensão mais ampla do tema, recomendamos a leitura da tese em sua totalidade.
Disponível digitalmente no site: Domínio Público

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!