Darwin, a sereia e o lobisomem

Um fato interessante nos mitos diz respeito à presença entre eles de seres com características de animais. Na antiga mitologia grega, por exemplo, seres meio-animais e meio-homens existiam em abundância: os centauros, as amazonas, as sereias, os sátiros, a Esfinge que procede do Egito, o Minotauro que recorda a civilização de Creta etc. Tal fenômeno também era comum entre os antigos egípcios. Muitas das divindades cultuadas por eles eram representadas com algum traço de animal. Por exemplo: Rá, que entre outras formas foi representado por um homem com cabeça de falcão; Tefnut, retratada como uma mulher com a cabeça de uma leoa; Seth, representado por um homem com a cabeça de um tipo impreciso de animal, algo semelhante um cão de focinho e orelhas compridas e cauda ereta; Hátor, às vezes representada com rosto de mulher e orelhas de vaca; Bastet, uma mulher com cabeça de gata; Sebek, um homem com cabeça de crocodilo. Aqui mesmo no Brasil há vários casos semelhantes: a Iara, o lobisomem, a sereia, o chupa-cabra etc.
Mas não pensem que tal acontecimento ficou restrito a uma mentalidade religiosa ultrapassada. De maneira alguma!

Mesmo em plena modernidade e na aurora do século XXI, ele ainda povoa o imaginário dos povos da mesma forma que outrora. E o mais fantástico é que hoje tal fenômeno dá-se com mais freqüência entre um grupo que historicamente mais combateu os mitos, ou seja, a ciência. A diferença é que neste caso o mito recebe outro nome. Coincidentemente o nome de “ciência.”

O fascínio que os darwinistas nutrem por seres dessa estirpe é simplesmente espetacular. Tome-se, por exemplo, algum livro didático que aborde a Teoria da Evolução e verá a abundância de ilustrações com seres meio-macaco e meio-homem. A imaginação nesse âmbito é tão fértil que até fantasiam situações específicas da época. É comum, por exemplo, ver-se um casal de Australopithecus andando floresta adentro de mãos dadas.

A par disto, posto a seguir uma série de gravuras, primeiro de alguns personagens mitológicos, e, por último, de seres imaginados pelo maravilhoso mundo de Darwin. Vejamos...
O CENTAURO
A SEREIA O LOBISOMEM
OS CICLOPES
AS HARPIAS

O UNICÓRNIO
O MINOTAURO
A HANUMAN
A IARA

A MEDUSA

OS FAUNOS
A ESFINGE

A TEFNUT
O CHUPA-CABRA
O AUSTRALOPITHECUS - ("ASTRO-LOPITHECUS")


É isso!

9 comentários:

  1. cara vc é 10!!!
    esse darwin so podia ser doido ou coisa do tipo ^^

    ResponderExcluir
  2. ctz q ele era doido
    o kra so desenvolveu uma teoria, q ta ai até hj
    e vc, quem é vc?

    ResponderExcluir
  3. olha o maluco questionando Darwin....

    É bom que ele seja no MÍNIMO um Newton ou Einsten da vida....

    ResponderExcluir
  4. Só pode ser religioso fanatico um pessoa que escreve tanta baboseira, vai ler conto de fadas vai cara.

    ResponderExcluir
  5. Sou Fã de Harpias(Aelo,Ocípite e Celeno) lindas imagens, ^^ adoro mitologia

    ResponderExcluir
  6. CARA EU SO VICIADO EM MITOLOGIA GREGA MAS OS CICLOPES AO CONTRARIO DE SUA IMAGEM NA VERDADE NÃO TEM UM CHIFRE NEM CASCOS SÃO APENAS SERES GIGANTES COM UMGRANDE OLHO REDONDO NO MEIO DA TESTA!!!

    ResponderExcluir
  7. Certo,
    Substituir a imagem!
    Grato,

    ResponderExcluir
  8. hahahahha Eu realmente estremeço só de ler os argumentos... opa ... comentários dos fãs de Darwin ...

    ResponderExcluir
  9. Teoria por teoria (se bem que o que a ciência busca mesmo são LEIS...), vejam que a União Soviética acabou, o Muro de Berlim caiu, a China se capitalizou, mas ainda assim existe muita gente lendo Karl Marx por aí.

    ResponderExcluir

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!