"Darwin Esporte Clube" ((rs))

Estamos em pleno clima de Copa do Mundo, o maior espetáculo da Terra, é claro, depois da Teoria da Evolução! ((rs))

Copa do Mundo é futebol, e futebol nos remete a chutes, e chutes nos leva ao darwinismo, que nos conduz à diversão. E como hoje é quarta-feira e ninguém é de ferro, achei por bem organizar aquele “time do sonho” do “darwinismo universal”, com os “craques” que compuseram a equipe evolutiva ao longo de sua história.
Trata-se do “Darwin Esporte Clube” (D.E.C.). Um maravilhoso time formado pelos mais ardorosos defensores da doutrina darwinista, começando obviamente pelo seu grande e imponente líder, Mister Charles Robert Darwin. Vejamos...

TÉCNICO (no Brasil: “professor”): CHARLES DARWIN
Embora o conceito de “evolução” esteja muito além da figura de Darwin, coube a ele os “louros” da vitória, ou melhor, a "taça" ganhada com o suor dos outros. É como diz Nélio Bizzo, em “O que é darwinismo”: "Darwin não entendia nada de herança biológica, mas no outro tipo de herança era ‘expert’”. Tinha recebido verdadeira fortuna do pai (cerca de 250 mil dólares). Mesmo sem nunca ter trabalhado, conseguiu ampliá-la... A teoria darwinista baseia-se fundamentalmente na suposição de que os organismos evoluem porque se adaptam às condições do ambiente. Pode haver visão mais cômoda para um jovem burguês almofadinha, interessado em manter a disciplina de seus empregados?" (Editora Brasiliense, p. 56).

GOLEIRO (“guarda-redes”): THOMAS HUXLEY
Huxley foi sem dúvida a pessoa que mais “segurou a bola” de Darwin. Além de contemporâneo do naturalista, foi seu mais fiel amigo até a morte. Por sua defesa ardorosa aos ideais do autor de "A Origem das Espécies", recebeu ele a alcunha de "Bulldog de Darwin". Durante o “Memorial de Darwin”, em 1885, escreveu com extrema empolgação: "Conversar com Darwin trazia sempre a lembrança de Sócrates. Havia o mesmo desejo em encontrar alguém mais sábio do que ele; a mesma crença na soberania da razão; o mesmo bom humor imediato; o mesmo interesse colaborativo em todas as formas e trabalhos dos homens. Em vez de desistir a respeito dos problemas da Natureza, considerando-os impossíveis de solução, nosso filósofo moderno dedicou sua vida inteira em atacá-los com o mesmo espírito de Heráclito e de Demócrito, cujos resultados são a substância da qual suas especulações eram apenas sombras auspiciosas” (Darwiniana: 'A Origem das Espécies' em debate". Madras Editora. tradução: Fulvio Lubisco. São Paulo, 2006).

ZAGUEIRO (“central”): ERNST HAECKEL
Haeckel foi um dos ideólogos que verdadeiramente “vestiu a camisa do darwinismo” como ideologia social. Pode-se metaforicamente dizer que era darwinista até no “DNA”. Na Alemanha do Hitler, ele foi o garoto-propaganda de Charles Darwin, aquele que levou a teoria da evolução à discussão acadêmica. Darwin, por sua vez, via em Heackel um grande aliado. Em “A Origem do Homem” escreveu: “Este último naturalista (Haeckel), além da sua grande obra Generelle Morfologie(1866), publicou recentemente (1868, com uma segunda edição em 1870) Natürliche Schõpfungs-geschichte, na qual discute a fundo a genealogia do homem. Se este trabalho tivesse aparecido antes que eu escrevesse o meu ensaio, provavelmente não o teria nunca completado. Quase todas as minhas conclusões vi-as confirmadas por este naturalista cujo conhecimento em muitos pontos é mais completo do que o meu. Sempre que chegue a fatos ou opiniões expressos nos escritos do prof. Haeckel, tenho o cuidado de citá-los no texto; outros particulares deixei-os tais quais cons tavam originariamente do meu manuscrito, apoiando-me oca sionalmente nas notas relativas à sua obra, à guisa de confir mação de pontos mais duvidosos ou interessantes” (Hemus Editora, 1974, p. 12, 13). Haeckel era tão habilidoso na manipulação de dados que chegou ao ponto de falsificar embriões a fim de “provar” que sua teoria era a expressão da mais "pura verdade". Gould teceu longos comentários sobre isso.

LATERAL DIREITO: RONALD FISCHER
Dawkins, com sua peculiar modéstia, atribuiu a Fischer o mérito de ser “o maior sucessor de Darwin”. Este biólogo inglês atuou no “time de Darwin” pelo “campo” da genética das populações, utilizando-se das estatísticas como arma em prol da teoria evolutiva.

LATERAL ESQUERDO: THOMAS MORGAN
No “time de Darwin”, esse geneticista americano atuou também pelo lado da genética. Foi dele a criação do maior “mascote” darwinista, a Drosophila, o bichinho de estimação da galera de Darwin ainda hoje, que a utiliza em demasia como verdadeiro exemplo de “evolução em tempo real”, como se uma antena (asa, cores) a mais na cabeça do bichinho fosse sinônimo indiscutível de “especiação”.

MEIO-CAMPO (“volante”, “cabeça-de-área”): THEODOSIUS DOBZJANSKY
Foi desse biólogo e geneticista a famosa frase: “nada em Biologia faz sentido exceto à luz da evolução”, que se tornou o grande grito de guerra dos “torcedores de Darwin”, os quais com isso buscam restringir os fenômenos biológicos à teoria evolutiva, como se a Biologia fosse mera conseqüência das idéias do "A Origem das Espécies", de Darwin.

ALA DIREITO: J.B.S. HALDANE
Esse geneticista e biólogo inglês também atuou, juntamente com Ronald Fisher e Sewall Wright, no campo da chamada genética das populações, porém, sua principal contribuição remete ao seu grande chute sobre a origem da vida.

ALA ESQUERDO: SEWALL WRIGHT
Tal qual Fischer e Haldane, Wright atacou também no âmbito da genética populacional, sendo peça-chave no desenvolvimento da chamada Síntese Evolutiva Moderna, uma continuação do darwinismo sob novo rótulo epistêmico.

MEIA-ARMADOR (”meia-de-ligação”): GEORGE GAYLORD SIMPSON
Simpson é considerado o mais influente dos paleontologistas no século XX, outro que teve papel destacado na elaboração da seita quase-moribunda, o neodarwinismo.

MEIO-CAMPISTA LATERAL (DIREITO): ERNST MAYR
Ernst foi um dos mais ardorosos defensores dos ideais darwinistas no século passado, sendo um dos autores evolucionistas mais citados nos livros didáticos na atualidade. Destacou-se no campo da taxonomia, enfatizando a supremacia da Seleção Natural na formação das espécies.

MEIO-CAMPISTA LATERAL (ESQUERDO): WILLIAM D. HAMILTON
Hamilton foi um dos maiores ideólogos darwinistas, o fundador da disciplina denominada Sociobiologia, com a qual empurrou os dogmas darwinistas para o âmbito social, dando margem a uma nova forma de racismo baseada no determinismo genético.

MEIA-ATACANTE (“meia ofensiva”): RICHARD DAWKINS
Esse zoólogo inglês levou o darwinismo às suas últimas conseqüências, tornando-se no mais ofensivo pregador do neo-ateísmo. Segundo ele, somente depois de Darwin é que uma pessoa pôde se tornar intelectualmente satisfeita.

É isso!

Um comentário:

  1. Fantástico equipo. El problema es que son los dueños del estadio y lo han tenido cerrado durante ciento cincuenta años para jugar ellos solos delante de su público.

    Han metido muchos goles sin contrincante. La mayoría en la portería contraria, muchos también en la propia.

    ResponderExcluir

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!