O darwinismo e sua propaganda enganosa

Se não fora as entusiasmadas aspirações ideológicas que se depositam em torno de Charles Darwin, seria um tanto complicado entender porque os feitos de Isaac Newton e Albert Einstein, por exemplo, se comparados aos do naturalista inglês, são assim tão insignificantes no que se refere à divulgação na mídia de um modo em geral. Abra-se qualquer seção de ciência de qualquer jornal, e lá estará Darwin com suas alvíssimas barbas a subtrair os méritos dos verdadeiros e dignos nomes da ciência.

Há alguns instantes, como costumeiramente faço, estava a pesquisar alguns livros numa conhecida livraria online de São Paulo, e por pura curiosidade, prendi minha atenção em algumas sinopses de obras sobre o naturalista inglês, com o intuito de observar como se dá na propaganda livresca o encômio servil ao autor de "A Origem das Espécies". O resultado pode ser visto a seguir. Os textos em destaques (letras vermelhas) são uma referência direta à exagerada bajulação que se faz ao "homem que teve a idéia mais espetacular do mundo", conforme o seu bajulador-mor, o filósofo Daniel Dennett.

1. Do livro "A Goeleda de Darwin", de Sandro de Souza:
"Charles Darwin, reconhecido mundialmente por ter influenciado o meio científico com suas pesquisas sobre a evolução das espécies, é o tema deste livro. O biólogo Sandro de Souza escreve para o público leigo e expõe como funciona a ciência natural. Sandro comprova por que os resultados e as explicações obtidos por meio do método de Darwin figuram entre os conhecimentos mais confiáveis de que podemos dispor."

2. Do livro "A Causa Sagrada de Darwin", de
Adrian Desmond e James Moore:
"Adrian Desmond e James Moore dão uma explicação sobre a maneira pela qual Darwin chegou à sua teoria da evolução, que atribui todas as formas de vida a um ancestral comum. Segundo os autores, as ideias abolicionistas defendidas por Darwin o guiaram na formulação de suas principais descobertas científicas. Darwin deu a todos os seres uma origem comum, libertando-os dos maiores apologistas da escravidão, que acreditavam que negros e brancos tinham se originado como espécies separadas. Um estudo sobre o cientista do século XIX. A obra foi publicada para celebrar o bicentenário do nascimento de Darwin e o aniversário de 150 anos de A origem das espécies.

3. Do livro "
Charles Darwin - A Revolução da Evolução", Rebecca Stefoff e Laura Teixeira Motta:
"A origem das espécies", publicado em 1858, transformou o modo de ver o mundo e fez de Charles Darwin um dos cientistas mais importantes de todos os tempos. Em 'A revolução da evolução', a autora narra toda a controvérsia causada pelas teorias de Darwin, e mostra por que elas continuam a ser debatidas até os dias de hoje, mesmo tendo sido comprovadas quase que por completo depois de sua morte. Para entender como Darwin chegou à idéia de seleção natural, Stefoff descreve sua formação como cientista e reconstrói sua viagem de cinco anos ao redor do globo, à bordo do Beagle. (Foi durante essa viagem que Darwin fez seu famoso estudo nas Ilhas Galapágos e traçou as primeiras linhas do que viria a ser uma das mais estrondosas descobertas científicas do século XIX). Mais que isso, ela examina, com base em notas e diários, a personalidade do cientista e todo o processo de reflexão que culminou em sua grande descoberta."

4. Do livro "A Ilha de Darwin", de Steve Jones e Janaina Castilho:
"Um ensaio sobre as obras menos conhecidas, mas importantes quanto 'A origem das espécies', de Charles Darwin. O cientista passou a maior parte do tempo de pesquisa na Inglaterra, sua terra natal, onde escreveu cerca de 20 livros sobre assuntos diversos como as emoções humanas e minhocas. Além de informações sobre o trabalho feito fora das Ilhas Galápagos, Jones discorre a respeito da vida familiar e da personalidade genial e cativante de Darwin."

5. Do livro "O Jardim de Darwin", de Michael Boulter.
"Os jardins e a estufa de Down House forneceram a matéria-prima para que Darwin continuasse suas observações e experiências e escrevesse seus principais trabalhos, inclusive - 'A origem das espécies'. Michael Boulter mostra que as pesquisas que Darwin fez no jardin de Down House pavimentaram o caminho para a moderna genética e o estudo das cadeias alimentares e da biodiversidade."

É isso!

2 comentários:

  1. parece-me antes que este post faz mais propaganda contra o darwinismo do que propriamente a bajulação de que escreve sobrea teoria.

    1. ele não desenvolve o tema?
    2. 259/32 – Darwin “É impossível ver um negro e não simpatizar com ele; que expressões tão animadas, serenas, honestas e que belos corpos musculosos; ao olhar para os Portugueses diminutos, com as suas expressões assassinas, quase desejei que o Brasil seguisse o exemplo do Haiti”
    Eight Little Piggies: Reflections in Natural History
    3. comparação estudos científicos?
    4. Acho este blog interessante. É-me permitido especular sobre o autor?
    5. poesia.

    ResponderExcluir
  2. Caro "nmhdias", É-me permitido especular sobre o autor?

    Fique totalmente à vontade quanto a isso...

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!