“Platão, Kant e... Trivers”... ?

E por falar no Jornal Folha de São, especialmente sua Seção de Ciência, divulgou-se nela, hoje, uma matéria referente ao biólogo e um dos fundadores da Sociobiologia darwinista Robert Trivers.

Como já seria de esperar, o jornal fez exaltados elogios a este darwinista, que a própria matéria em referência diz tratar-se de “um dos grandes pensadores da história do Ocidente - provavelmente o único deles que é defensor da maconha”.

Bom. Gosto pessoal à parte, sabe-se que Trivers faz parte daquele “seleto” grupo de darwinistas (também chamado "Evo Psy") que usa e abusa dos pressupostos da Teoria da Evolução a fim de tentar explicar uma gama variada dos comportamentos humanos. Segundo o autor: “A empolgação com o cientista se deve ao fato de que Trivers, quase sozinho, revolucionou a psicologia, ao propor, nos anos 1970, elos entre o comportamento humano e a teoria da evolução”.

Dentre as inúmeras teorias propostas por Tivers, uma delas diz que o homem evoluiu para crer em mentiras, e de tal maneira que essas mesmas mentiras o faz sentir melhor, servindo ainda para justificar seu comportamento mentiroso.

Talvez isso explique em partes porque certas mentiras que norteiam à Sociobiologia darwinista façam muitas pessoas se sentirem melhores e mais iluminadas do que outras. A Teoria da Evolução parece explicar-se a si própria...

É isso!

Um comentário:

  1. Fantástico. É isso mesmo. De certa forma, esta sua conclusão me remete a um texto da apologia de Sócrates, escrito por Platão. No meio de sua defesa, Sócrate diz que todas as pessoas com quem havia conversado pelas ruas, sejam poetas ou artesãos, por saberem demais sobre a sua própria arte, consideram-se sabedores de "outras de belas coisas" além. O que era mentira, mas pelo visto, desde aquela época o ser humano já vem mentindo pra si mesmo.

    ResponderExcluir

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!