A teoria de Lombroso e o espiritismo

"O médico criminologista Cesare Lombroso (1836-1909) dedicou os últimos dezoito anos de sua vida ao estudo dos fenômenos dissociativos e da pesquisa psíquica, e, principalmente, da mediunidade (Lombroso, 1909/1983). Inicialmente céptico, recusou-se a investigar os fenômenos espíritas por considerá-los contrários ao monismo materialista e eventos inexplicáveis pelas leis da Fisiologia.

Em 1891, resolveu dar inicio às investigações sobre o tema com a médium italiana Eusápia Paladino. Utilizou métodos de investigação com grande ênfase em medições antropométricas e de características físicas. Concluiu que os médiuns tinham inúmeros estigmas e comportamentos histéricos, sendo que “o transe mediúnico é um verdadeiro equivalente histérico” (Lombroso, 1909/1983:164). No entanto, tais análises acabaram por levar a evidências de que alguns transes mediúnicos seriam causados por “espíritos” desencarnados. Julgava ele que o estado histérico dos médiuns era uma condição que facilitaria a ocorrência de muitos dos fenômenos espíritas. O seu último livro “Hipnotismo e Mediunidade”, publicado em 1909, ano de sua morte, traz uma longa descrição e análise de suas incursões nos fenômenos de dissociação e pesquisa psíquica (Lombroso, 1909/1983).

As pesquisas de Lombroso sobre os fenômenos mediúnicos apresentaram uma perspectiva diferenciada e ao mesmo tempo interessante. Ao mesmo tempo em que considerava as médiuns como portadoras de quadros histéricos, via tal predisposição como facilitadora de um real intercâmbio mediúnico com espíritos desencarnados (Zingrone, 1994). No prefácio do seu livro “Hipnotismo e Mediunidade”, fez a seguinte afirmação:

(...) ao término de uma jornada rica (...) em prol das novas correntes do pensamento humano, na Psiquiatria e na Antropologia Criminal (...) me pareceu fatal coroar uma existência, que viveu na busca de novos ideais, combatendo em prol, da idéia talvez mais escarnecida do século (...) (Lombroso, 1909/1983:63)."

---
É isso!

Fonte:
ANGÉLICA APARECIDA SILVA DE ALMEIDA "UMA FÁBRICA DE LOUCOS": PSIQUIATRIA X ESPIRITISMO NO BRASIL - 1900-1950." (Tese de Doutorado apresentada ao Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas sob a orientação da Prof. Dra. Eliane Moura da Silva). Campinas, 2007.

Nota:
A imagem não se inclui na referida tese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!