O darwinismo medieval

É amplamente conhecida a opressora atuação da Igreja em todos os âmbitos da sociedade durante a longa Idade Média. Em relação, por exemplo, aos intelectuais, sabe-se que eles não deveriam jamais ultrapassar os estreitos limites estabelecidos pelos líderes religiosos, o que poderia culminar numa perigosa acusação de “heresia”. Tudo o que a Igreja decretava como verdade, seja na esfera da fé ou da razão, deveria ser aceito incondicionalmente como sendo realmente a “verdade”. Desta forma, se a Igreja afirmava que o Sol girava em torno da Terra, ainda que houvesse provas contrárias, prevalecia sempre sua arbitrária “verdade”. Todos conhecem o caso do cientista italiano Galileu Galilei que, por apoiar a teoria de Copérnico de que o Sol (e não a terra) constituía-se o centro do nosso sistema planetário, foi preso pela Inquisição, tendo de atenuar suas convicções, visto que não corroboravam com o entendimento oficial da igreja.

Bom. A Inquisição se foi, e com ela seguiu-se a reboque toda a opressão exercida aos que ousam pensar diferente dos dogmas da igreja. Em 1978, o papa João Paulo II declarou: "A Inquisição é um capítulo doloroso do qual os católicos devem se arrepender". E, não obstante a perseguição aos intelectuais ainda persistir entre muitos grupos religiosos ao redor do mundo, nos países democráticos ela já se tornou sombra de um passado que não quer se repetir. Religião e ciência, hoje, excetuando esses grupos religiosos fundamentalistas, convivem pacificamente, com raríssimos confrontos no âmbito ético-moral.

Sendo assim, por que determinadas vertentes consideradas “científicas” ainda hoje sentem tanto temor de que uma “conspiração religiosa” venha aterrar as novas descobertas da ciência, como é o caso de boa parcela dos defensores da Teoria da Evolução, de Charles Darwin?

Pessoalmente desconheço casos semelhantes ao que ocorre no seio do darwinismo. O medo de que a Teoria da Evolução seja banida das pautas escolares transformou-se, para muitos dos devotos de Darwin, numa patológica mania de perseguição, como se a vulnerabilidade científica de seus dogmas afetassem toda a ciência, incluindo a descoberta de cura para a AIDS. Tratam a ciência como fosse um frágil rival da religião, daí todo esse desespero que até parece fugir de uma boa explicação freudiana.

Semelhantemente à Igreja medieval, esses devotos de Darwin não aceitam quaisquer contestações, as quais, na prática, transformaram-se em “perigosas heresias”. Para eles há uma só verdade, a qual deve ser preservada a todo custo. A situação é tal hoje, que qualquer cientista que apresente uma alternativa genuína a seus “dogmas científicos” logo é silenciado, sob o risco de ser mandado ao ostracismo acadêmico, sendo em consequencia disso rotulado dos mais variados adjetivos com conotações religiosas. É o medievalismo às avessas, patologicamente às avessas...

É isso!

3 comentários:

  1. "sentem tanto temor de que uma “conspiração religiosa” venha aterrar as novas descobertas da ciência"; "como se a vulnerabilidade científica de seus dogmas afetassem toda a ciência"; "Tratam a ciência como fosse um frágil rival da religião,"

    O conhecimento não está sempre em crescimento. Existem exemplos (inquisição, deportações, pinturas rupestres) em que se verifica que grupos ficam mais estúpidos.

    Apresentas um exemplo comparável ao que acontece nos dias de hoje no médio oriente, com o islão.

    Nos EUA existem grupos que pretendem ter escolas a ensinar que literalmente a terra tem 6000 anos, que aconteceu o dilúvio ou que os dinossaurios conviveram com os seres humanos. É motivo de riso, pelo menos, até se pensar no que faz nas cabeças das crianças.
    Uma criança, acredita-se. Um adulto pouco informado, acredita-se.

    http://youtu.be/LACyLTsH4ac
    http://youtu.be/r7wG3MlBFBg
    http://vimeo.com/1275416
    http://vimeo.com/3174317
    http://youtu.be/d1Ofrd7dL08
    Não se deverá combater isto?

    A religião é um insulto à razão. A religião mente. Independentemente de qual seja ou do grau da mentira, mente.



    "esses devotos de Darwin não aceitam quaisquer contestações"; "que qualquer cientista que apresente uma alternativa genuína a seus
    “dogmas científicos” logo é silenciado"

    Centenas de teorias surgem todos os anos em diversas publicações científicas. Estão disponíveis na internet (muitas vezes a pagar).
    Talvez haja confusão entre silêncio e esquecimento.

    ResponderExcluir
  2. conhecimento não está sempre em crescimento. Existem exemplos (inquisição, deportações, pinturas rupestres) em que se verifica que grupos ficam mais estúpidos.

    Isso partindo do seu mundo e de seu tempo. Não podemos analisar comportamentos (e cultura) passados a partir do nosso tempo. Se fosse hoje, Darwin seria preso por racismo, dentre tantos outros de sua época...

    Apresentas um exemplo comparável ao que acontece nos dias de hoje no médio oriente, com o islão.

    Extremismos não são exclusividades de religiosos. Stalin, Pol Pot e Mao Tse Tung são bons exemplos que comprovam o "outro lado da moeda"...

    Nos EUA existem grupos que pretendem ter escolas a ensinar que literalmente a terra tem 6000 anos, que aconteceu o dilúvio ou que os dinossaurios conviveram com os seres humanos. É motivo de riso, pelo menos, até se pensar no que faz nas cabeças das crianças.

    Em que isso irá reduzir a possibilidade de se descobrir, por exemplo, a cura para o câncer?

    Toda criança tem a chance de um dia virar adulto!

    Uma criança, acredita-se. Um adulto pouco informado, acredita-se.

    A Inquisição não foi suficiente para impedir o surgimento do Iluminismo...

    A religião é um insulto à razão.

    Isso é uma besteira multiplicada por 666...
    Isaac Newton, por essa sua lógica, foi um líder ateísta, talvez o próprio antecessor de Richard Dawkins ((rs))...

    A religião mente. Independentemente de qual seja ou do grau da mentira, mente.

    Sim, assim como mentem ateus e agnósticos... Uma vez humano, sempre humano...

    Centenas de teorias surgem todos os anos em diversas publicações científicas. Estão disponíveis na internet (muitas vezes a pagar).

    Mas nenhuma é tão perfeita quanto à Teoria da Evolução ((rs))

    Talvez haja confusão entre silêncio e esquecimento.

    E provavelmente há confusão entre Teoria da Evolução e "ciência"...

    É isso!

    ResponderExcluir
  3. riança tem a chance de um dia virar adulto!"
    "A Inquisição não foi suficiente para impedir o surgimento do Iluminismo... "

    Não entendo como é que isto possa ser preferível.



    "A religião é um insulto à razão."
    A religião tem como motes "tenho fé", "acredito em Jesus" . Que actividade racional é esta? Isto é a ausência de pensamento crítico.
    Não está em causa quem acredita mas em que é que se acredita.


    "Mas nenhuma é tão perfeita quanto à Teoria da Evolução ((rs))"
    Qual é a tua preferida?

    ResponderExcluir

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!