Detalhes da cidade de BOTUCATU - SP: 1888


Breve descrição da cidade de Botucatu, interior de São Paulo, num texto escrito no ano de 1888, já no horizonte do século XX, com a Lei que que oficialmente deu fim à escravidão, e às portas da Proclamação da República, que se deu em 15 de novembro de 1889.

Tiro de guerra nº 523, de Botucatu, sob o comante do tenente José da Rocha Torres, em 1918

---
BOTUCATU — Cidade

A cidade de Botucatu, celebre pela pureza e amenidade de seu clima, acha-se colocada em cima da serra do mesmo nome,
790 metros acima do nível do mar. Foi em data de 23 de Novembro de 1843, que o capitão José Gomes Pinheiro Machado e Felisberto Antônio Machado, fizeram doação a Santana, padroeira deste Município, da maior parte dos terrenos que é hoje patrimônio; sendo este ainda augmentado por doação feita por Francisco de Assis Nogueira, a qual foi pela viúva e herdeiros do mesmo ratificada em 16 de Junho de 1876; e ainda em 2 de Novembro de 1869, foi o patrimônio augmentado pela doação que fizeram Domingos Soares de Barros, Joaquim Gonçalves da Fonseca, José R. César, Braz A. Nogueira, Manoel J. Machado, A. J. Cardoso de Almeida, Francisco X. A. Pires, Manoel de Arruda Leme, Manoel G. de Faria, José Emygdio de Barros, Dr. Bernardo A. R. da Silva, João B. A. César, Tito Corrêa de Mello e D. Leonor da Silva Bueno.

Este Município confronta com os das cidades de Tatuí, Tietê, Piracicaba, Vila de Lençóis, S. Manoel, Rio Novo, Rio Bonito e as freguesias de Nossa Senhora da Aparecida e Nossa Senhora dos Remédios da Ponte do Tietê, estando estas duas dentro do município, pois S. Manoel constitui Município separado e termo anexo ao de Botucatu.

Compreende grande parte de terrenos férteis para a cultura do café, cana de açúcar e acessórios, milho, arroz e feijão, contando já grande numero de cafezais que apresentam uma boa e remuneradora produção. Existem além disso grandes fazendas de campo para criação do gado vacum e cavalar, esta em menor escala, e desenvolvendo-se também em parte a criação do gado suíno.

Fabricam-se telhas e tijolos para construção, polvilhos, ferinha de milho e mandioca, existem três engenhos de serrar junto á cidade, e duas máquinas de beneficiar café, todas movidas a água, existindo além disso em diversas fazendas engenhos de serrar, máquinas de beneficiar café, engenhos para cana, moinhos para fubá, etc., movidos a água e a vapor.

Quadro parcial da administração da cidade em 1888

---
Fonte:
Almanach da provincia de São Paulo administrativo, commercial e industrial para 1888 [... ] Sexto anno. Seckler, Jorge (org.), disponível digitalmente no site da biblioteca: Brasiliana - USP

Nota
:
Para melhor compreensão do texto, a ortografia utilizada na época foi atualizada para os padrões atuais.

Fonte da imagem:
Revista "A Cigarra", edição de 1918, disponível digitalmente no site do Arquivo Público do Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!