Detalhes da Cidade de BRAGANÇA: 1988


A tradicional cidade de Bragança, interior de São Paulo, em texto descritivo do remoto ano de 1988, à época que se constituiu a chamada Lei Áurea, que oficialmente "libertou" a população negra do julgo da escravidão.

Horta do "Sanatório de Preservação dos Filhos de Tuberculosos Pobres", instalada numa fazenda próxima à cidade de Bragança. Veem-se crianças tuberculosas em atividades consideradas na época propensas aos seus estabelecimentos físicos (fotografia de 1918)

---

BRAGANÇA—Cidade

O território deste município tem uma extensão de 33 quilômetros de norte a sul e de 26,4 de leste a oeste.

Confronta ao norte com a cidade do Socorro, de que dista 46 quilômetros; ao sul com a cidade de Atibaia, a 33 quilômetros, e cidade de Santo Antônio da Cachoeira, a 26,5 quilômetros; pelo este com a província de Minas, a 20 quilômetros; e pelo oeste com a cidade de Itatiba, a 39,5 quilômetros, e a cidade do Amparo, a 45 quilômetros.

A principal Lavoura do município é o café, para o que há terras de excelente qualidade. A sua produção é atualmente de cerca de 400.000 arrobas, e com tendências a augmentar, atento ao desenvolvimento que se está dando ás plantações desse rico produto agrícola.

A pequena lavoura dedica-se especialmente á cultura de cereais e criação de gado suíno, havendo por esse motivo sempre grande abundância no mercado.

A cidade de Bragança pertence ao 1.° distrito eleitoral, cuja sede é a capital, e conta 285 eleitores.

A população do município é de cerca de 17.500 almas, sendo residentes na cidade para mais de 3.000.

A população escrava é de 1.331 indivíduos, pela ultima matricula, 735 homens e 596 mulheres; sendo apenas alistados 17 sexagenários.

A superfície da cidade, compreendida dentro da demarcação da décima representa uma área de 135,5 hectares, sendo um pouco menos de povoada e arruada. Tem de extensão de norte a sul 2.285 metros.

A cidade tem 6 largos, 11 ruas, 12 travessas, 624 casas ou habitações, 6 edifícios públicos dentro dos limites da cidade e 5 fora.

As ruas do Comércio e a do Mercado são as mais extensas da cidade, tendo aquela 1.200 metros e esta, 1.300.

A rua que liga a cidade á estação de via férrea, e que tem cerca de 1.600 metros de extensão, é iluminada, e assim também todas as ruas, largos e travessas da cidade.

Dista a cidade de Bragança por estrada de ferro:
Da de S. Paulo: 101 quilômetros
Da de Santos: 180 quilômetros
Da de Jundiaí: 63 quilômetros
Da de Campinas: 107 quilômetros
Da Corte: 597 quilômetros

É cabeça da comarca do mesmo nome, de que se compõe unicamente o município e distrito.

Esta comarca foi declarada especial por decreto, n. 9.765, de 14 de Julho de 1887, e instalado como tal em 19 do mesmo mês.


Aspecto parcial da administração da cidade em 1988

---
Fonte:
Almanach da provincia de São Paulo administrativo, commercial e industrial para 1888 [... ] Sexto anno. Seckler, Jorge (org.), disponível digitalmente no site da biblioteca: Brasiliana - USP

Nota
:
Para melhor compreensão do texto, a ortografia utilizada na época foi atualizada para os padrões atuais.
A imagem inicial não se inclui no referido texto.

Fonte da imagem:
Revista "A Cigarra", edição de 1918, disponível digitalmente no site do Arquivo Público do Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!