Detalhes da cidade de SANTOS - SP: 1888

Breve descrição da litorânea cidade de Santos, em relato publicado em 1888, há mais de um século, exatamente no ano em que se instituiu no Brasil a chamada Lei Áurea, que aboliu oficialmente o regime escravocrata no país.

Largo do Rosário, em Santos, onde se vê ao lado da estátua Xavier da Silveira, as filhas de José da Cunha Freire, muito conhecidas na cidade à época, em 1917

---
SANTOS—Cidade (Comarca espebial)

A cidade de Santos é uma das povoações mais notáveis da Província por estar edificada em um dos primeiros portos que se reconhecerão pelo descobrimento do Brasil, e ter sido em outro tempo o deposito e lugar de onde se exportavam as riquezas e genros do comércio, não somente desta Província como os das Províncias vizinhas.

Santos é a segunda povoação em Antiguidade na capitania de S. Vicente, e hoje a mais imponente do litoral da Província, como centro do comércio de importação e exportação de toda a Província como ainda das províncias centrais limítrofes. Para o que muito contribui hoje a comunicação direta pelas vias férreas e fluviais em todas as direções pela Província.

A cidade demora na latitude central aos 23° 56 e na longitude oeste do observatório de Rio de Janeiro aos 3º 8, 40. O terreno em que está edificada a cidade e baixo, 1.10 metros acima do nível do mar, tem duas barras: a Barra Grande que tem a profundidade de 70 palmos na baixa e 75 na preamar por onde entram os navios de grande calado, a outra chamada da Bertioga, que só dá passagem a pequenas embarcações.

Os seus primeiros fundadores foram Braz Cubas, Pachoal Fernandes e Domingos Pires que aqui obtiveram sesmarias concedidas por Antonio de Oliveira, Capitão-mor loca-tenente do donatário Martim Afonso de Souza a um de Setembro de 1539. Teve foro de vila em 1545, sendo Capitão-mor Braz Cubas, que nela fundou a Igreja e casa de Misericórdia com a denominação de Santos. Por lei provincial de 28 de Janeiro de 1839 foi elevada a cidade.

Os notáveis paulistas, tais como: os Andradas; os Gusmões; Visconde de S. Leopoldo; Nebias; Fernandes Pinheiro e outros ali tiveram o seu berço.
Aspecto parcial da administração da cidade em 1888

---
Fonte:
Almanach da provincia de São Paulo administrativo, commercial e industrial para 1888 [... ] Sexto anno. Seckler, Jorge (org.), disponível digitalmente no site da biblioteca: Brasiliana - USP
Nota:
Para melhor compreensão do texto, a ortografia utilizada na época foi atualizada para os padrões atuais.

Fonte da imagem inicial:
Revista "A Cigarra", edição de 1917, disponível digitalmente no site do Arquivo Público do Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!