Um pouco da história visual das fábricas que, ao seu tempo, fizeram grande sucesso, como esta, em São Paulo, da famosa manteiga "Viatucto", de 1914.
"Bar Viaducto", que tinha em depósito a famosa manteiga "Viaducto", situado à Rua Anchieta, na capital, em 1914
Aspecto da seção de "malaxagem" da Fábrica de Manteiga Viaducto - 1914
Aspecto da seção de pasteurização e fabrico, da Fábrica de Manteiga Viducto - 1914
Aspecto da seção de análise da Fábrica de Manteiga Viaducto - 1914
Aspecto da seção de encaixotamento da Fábrica de Manteiga Viaducto - 1914
Aspecto da seção de enlatados da Fábrica de Manteiga Viaducto - 1914
Aspecto da seção de enlatamento da Fábrica de Manteiga Viaducto - 1914
---
Fonte:
Fonte:
Revista "A Cigarra", edições de 1914, disponível digitalmente no site do Arquivo Público do Estado de São Paulo
Adorei ver os e-mails sobre o Bar Viaduto e a Fábrica da Manteiga Viaduto.Pertenciam à meu Pai Lincoln de Azevedo de sociedade com Doutor Abelardo Alves, sociedade essa que durou mais de 50 anos, sendo a firma Alves Azevedo & Cia.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirParabenizando o autor deste excelente artigo !!..Meu Avô Edgard Msrcondes de Quadros foi tesoureiro e sócio acionista da Alves Azevedo por dezenas de anos e fundou que me lembre a filial de Santos....muito para contar...o Sr. ALBERTO SUPERINTENDENTE da empresa naqueles tempos e meu tio avô....muitas lembranças
ExcluirExcelente artigo - Meu avô Edgard Marcondes e meu pai Antônio Carlos Guimarães Marcondes sempre estiveram a frente da Empresa Alves Azevedo, juntamente com Sr. Villela e Sr. Abdon. Pessoal abnegado trazendo uma filial para Santos. Muitos causos para contar. - Saudades e lembranças boas.
ExcluirPorque a fabrica de manteiga Viaduto acabou que quando menino esta era a marca de manteiga que meus pais sempre compravam.
ResponderExcluirIdem. Vendia na padaria por kilo, era um latão e vc comprava quanto queria. As Manteigas de hj passam bem longe do sabor da viaducto. Sds desse gostinho bom!
ExcluirOuvi falar muito nessa Manteiga Viaducto, quando eu era criança meu pai dizia que era a melhor e mais saborosa das manteigas.
ResponderExcluirGostaria de acrescentar que meu avô, José Ernesto de Andrade Alves, o "seo" Zequinha, também era sócio da Alves Azevedo. Além de fabricar a manteiga Viaducto, a empresa tinha negócios de importação e exportação e teve a concessão da Água Prata por muitos anos. Meu pai, Ernesto de Faria Alves, sempre nos contava histórias a respeito, lembrando a figura de seu tio Abelardo e de seu primo e grande amigo, Abeladinho.
ResponderExcluirErnesto de Faria Alves Jr.
Bom dia !!!
ResponderExcluirAinda existe está marca de manteiga viaduto ????
Infelizmente não existe mais, assim como tantas outras marcas que se transformaram em pó com a morte dos seus pioneiros...
ExcluirÉ uma pena.
ExcluirVim na net procurar essa manteiga, pq as de hj não tem sabor bom ,igual era essa viaduto.
Até quando foi fabricada está manteiga? Obrigada
ResponderExcluirFoi a melhor manteiga que existiu.
ResponderExcluirSaudades
Gostaria e ver a embalagem da manteiga Viaduto para matar a saudade do meu tempo de criança.
ResponderExcluirTbm vim aqui procurar ela p matar sds. Achei a lata dela na net. Procura q vc acha.
Excluir