O que é evolução...


Quais são exatamente os sentidos de "evolução"? Será que - biologicamente - tal termo refere-se sempre e apenas à Teoria da Evolução tal qual é entendida pelos neodarwinistas?

Trata-se de um erro muito comum confundir-se "evolução" com Teoria da Evolução, que são cousas distintas. Em outras palavras, nem todas as acepções de "evolução" têm o mesmo sentido epistemológico.

Nos livros de Biologia, entretanto, são atribuídos os seguintes sentidos para "evolução":

1 – Mudança concernente ao tempo; história da natureza; qualquer seqüência de eventos da natureza.
2 – Mudanças nas freqüências de alelos no banco genético de uma população.
3 – Descendência comum limitada: a idéia de que grupos específicos de organismos têm descendido de um ancestral comum.
4 – A seleção natural atuando principalmente sobre variações e mutações aleatórias, para produzir descendência limitada com modificação.
5 – Descendência Comum Universal: o conceito de que todos os organismos têm descendido de um ancestral comum único.
6 – A tese do “relojoeiro cego”: a idéia de que todos os organismos têm descendido de ancestrais comuns apenas mediante processos cegos, não guiados, desprovidos de inteligência, sem propósitos, como a seleção natural atuando sobre variações e mutações aleatórias; que os mecanismos de seleção natural, mutação e variação aleatória, e talvez outros mecanismos "coadjuvantes", são suficientemente capazes de explicar a aparência de desenho nos seres vivos.


Analisemos brevemente tais definições e vejamos o que se pode concluir de cada uma delas:


1 – Evolução como mudança em relação ao tempo:
A natureza realmente tem uma história. Em outras palavras: não é estática.

2 –
Evolução como mudança na freqüência de genes:
Tal definição está perfeitamente enquadrada no modelo MICROevolutivo. Há fartos exemplos de que isto acontece.

3 –
A evolução como Descendência Comum Limitada (DCL):
Designa cientificamente comprovada idéia de que muitas variedades diferentes de organismos estão relacionadas por ascendência comum. Aceitar a evolução com este sentido, não implica em aceitar a evolução como descendência comum universal, ou seja, a idéia de que todos os organismos estão relacionados por uma ascendência comum única. A questão, aqui, são de fatos, e não de meras inferências.

4 -
A evolução como um mecanismo que produz mudança limitada e descendência com modificação:
É a idéia de que o mecanismo de variação/seleção pode gerar pelo menos uma mudança biológica e morfológica limitada dentro de uma determinada população.

5 –
A evolução como Descendência Comum Universal:
Como diz Behe, em “A Caixa Preta de Darwin”: “Na pequena escala, a teoria de Darwin triunfou; hoje é tão polémica quanto a alegação de um atleta de que pode saltar por cima de uma valeta de um metro de largura. Mas é no nível da macroevolução — de grandes saltos — que a teoria provoca ceticismo. Numerosos estudiosos seguiram nas pegadas de Darwin, ao sugerir que enormes mudanças podem ser decompostas em passos pequenos, plausíveis, durante grandes períodos de tempo. Não surgiram, porém, evidências convincentes em apoio a essa tese” (p. 24, 25).

6 –
Evolução como a tese do “rolojoeiro cego”:
Tal tese sugere que o mecanismo neodarwinista (e outros relacionados) funciona como um substituto ao Planejador, realiza o mesmo papel do criador na explicação científica das origens biológicas. Trata-se de um dos significados de evolução que mais contém implicações metafísicas e visionárias.

Resumindo:

Os itens de 1 a 3 são factuais; o 4 é discutível pelo menos em relação a importãncia da Seleção Natural como mecanismo capaz de gerar grandes mudanças; o 5 é uma inferência sem comprovação empírica e que não pode ser testada; o 6 só pode ser aceito como consequencia do desespero da ideologia naturalista em querer substituir o conceito de Planejamento por outro aparentemente de teor “científico”.

Consulta bibliográfica:
“Los Significados de Evolucion”. De Stephen C. Meyer e Michel Newton Keas.


É isso!

Um comentário:

  1. Engraçado é como os evolucionistas (defensores da Teoria da Evolução) consideram as outras evoluções como PROVAS da Evolução que eles defendem. Me da um ódio isso. Misturam coisas reais com hipóteses, algo que simplesmente destrói a Ciência.

    ResponderExcluir

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!