"Pegadinha" para darwinistas

E, aqui, uma perguntinha super capciosa para a moçada de Darwin tirar de letra! ((rs))

"Supondo que sua mente seja o resultado de processos cegos e aleatórios mediante a Seleção Natural, como você sabe que a Seleção Natural produziu a sua mente?"


É isso!

4 comentários:

  1. porque percebo que existe uma relação de causa e efeito relacionado a seleção natural e os processos mentais.

    ResponderExcluir
  2. Suponhamos que pela seleção natural, nosso cérebro dessenvolveu-se mais. Talvez por nossa debilidade muscular ao comparada com a constituição de outros grandes macacos. Estes apresentaram maiores desenvolvimentos nos tendôes, fibras musculares, unhas e dentes por necessitarem mais da força que da capacidade interpretar o ambiente como os humanos, ou macacos antropóides bípedes falantes.

    ResponderExcluir
  3. Não entendo porque acham que a mente diante da evolução é algo tão problemático. Outros vários animais em sua devida complexidade, sendo não exatamente em relação ao cérebro, mas a outros órgãos e comportamentos, o céticos em relação a evolução questionam a questão mente e cérebro. Ora, a capacidade e desenvolvimento que construímos socialmente com nosso cérebro, é fruto de uma construção a partir da nossa consciência, que também fi algo que evoluiu, mas aqui não estou falando da evolução biológica em si, mas sim, da evolução em termos de mudanças causadas a nosso comportamento e ações mediante o que construímos socialmente e antropologicamente ao longa das gerações. Então a pergunta, ao meu ver, é falha. Pois para sabermos que os seres vivos, assim como nós humanos, evoluímos de ancestrais passados, tivemos que aperfeiçoar nossa própria consciência e instrumentos para chegarmos a essa conclusão. Então a resposta disso é simples: não sabemos que a seleção natural guiou a evolução mental por mero instinto, mas porque com nossas construções humanas ao longo da história, isso ficou mais claro mediante o desenvolvimento epistemológico e científico da cultura humana.

    ResponderExcluir

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!