A importância do darwinismo para a humanidade


O que seria da humanidade se não fosse Charles Darwin, a Seleção Natural e a Teoria da Evolução? Seríamos mais desafortunados e infelizes? Sofreríamos menos com a realidade da morte? Estaríamos menos propícios à angústia diante da dor e do sofrimento? Viveríamos de maneira mais digna neste mundo onde impera as contrariedades? Haveria menos preconceitos e mais consciência quanto aos direitos do homem?

O que seria da Natureza e dos animais sem a embriologia, a homologia, a deriva gênica e outros mecanismos darwinianos ad infinitum? Haveria menos degradação ao meio ambiente e maiores cuidados para com a preservação das espécies?

Não!
O darwinismo provavelmente deu seu estímulo à Biologia, todavia, o mundo só teria ganhado sem ele. Sem o darwinismo certamente não haveria a eugenia de Galton, Spencer, Huxley, Darwin, Paul Broca, Lombroso, entre tantos outros destacados evolucionistas, que influenciaram as sociedades com suas idéias. A calamidade social advinda dos ideais racistas oriundos do conceito de evolução como progresso foi de uma monstruosidade tão grande que deveria causar repulsa a qualquer pessoa com o mínimo senso de humanidade.

Por tudo isso, não preciso dessa ideologia pra viver!

É isso!

13 comentários:

  1. Caro Iba, o Evolucionismo não é uma ideologia, e sim uma teoria. Ela tem o propósito de explicar o aparecimento da complexidade dos organismos vivos e o faz, rotineiramente e com extraordinária solidez, nos últimos 150 anos. "Nada na Biologia faz sentido, exceto à luz da Evolução" sentenciou Dobzhanski, renomado biólogo.
    Assim como aparelhos celulares são usados como detonadores de bombas, teorias podem sofrer mau uso. É de uma ignorância e de uma pretensão boçal aplicar a "sobrevivência do mais apto" a raças humanas.

    ResponderExcluir
  2. Caro Diogo,

    ["Caro Iba, o Evolucionismo não é uma ideologia, e sim uma teoria.]

    Uma teoria pode ser uma ideologia... Ou não? ((rs))

    ["Ela tem o propósito de explicar o aparecimento da complexidade dos organismos vivos e o faz, rotineiramente e com extraordinária solidez, nos últimos 150 anos."]

    O "propósito" não discuto; discuto a proposta.

    --
    ["Nada na Biologia faz sentido, exceto à luz da Evolução" sentenciou Dobzhanski, renomado biólogo"]

    O que não é o mesmo que dizer: "à luz da teoria da evolução". ((rs))

    --
    ["Assim como aparelhos celulares são usados como detonadores de bombas, teorias podem sofrer mau uso."]

    O problema é que os aparelhos celulares não são idéias. Já dizia o poeta: "as palavras são navalhas". ((rs))
    --
    ["É de uma ignorância e de uma pretensão boçal aplicar a "sobrevivência do mais apto" a raças humanas."]

    Darwin e seus discípulos póstumos se esqueceram disso. ((rs))

    Um abraço!

    É isso!

    ResponderExcluir
  3. Iba, você entendeu o que eu escrevi? Uma teoria pode dar base a uma ideologia. Mas esse não é necessariamente o caso. Teorias servem para tentar explicar algo, e esse foi o PROPÓSITO da teoria da Evolução. E você costuma jogar alguma coisa fora só porque alguém pode possivelmente fazer mau uso? Prefere deixar a humanidade sem navalhas? Como é que as pessoas vão cortar o bife do almoço?

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente com Diogo!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Antes do evolucionismo, a humanidade acreditava + em Deus, pois evolucionismo tirou a fé de muitas pessoas! Mas por outro lado, fez com que compreendermos mais que a evolução participasse ativamente da história da humanidade, independentemente se nós evoluimos de um primata ou fomos criados po Deus!!
    Eu acredito plenamente em Deus mas, não julgo ninguém por acreditar em um,a teoria!!
    Somos humanos e estamos sujeitos à errar!! É isso, um abraço pra vcs e que Deus os abençoe, afinal, Deus nos deu inteligência foi para isso mesmo, para evoluirmos! rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. descordo totalmente, pois essa teoria não tira fé das pessoas, só explica a vida de um jeito mais profundo e real, e usando a ciencia pelo bem da vida na terra, eu acredito em Darwin mas não deixo de ter fé em Deus e seus principios.

    ResponderExcluir
  7. Fé raciocinada,fé cega nos leva a intolerância ,a teoria da evolução pode não ser para muitos mas para aqueles que tem fé raciocinada só vem explicar como Deus criou os seres , através de um mecanismo das leis naturais que ele outorgou,e não simplesmente por magica....

    ResponderExcluir
  8. Concordo com Rapel!
    Leciono em uma escola de ensino médio e encontro pessoas que não querem acreditar no evolucionismo por medo de perder a fé! Porém sempre uso este argumento de Rapel Comandos, estes são os mecanismos pelos quais Deus criou a vida!

    ResponderExcluir
  9. A estupidez desse blog me dá dor de cabeça. Tanto o criacionismo quanto o evolucionismo já foram usados para justificar o racismo, o criacionismo tem as doutrinas da semente da serpente e a maldição de Cam, usadas por grupos racistas como a Ku Klux Klan.

    Além disso, o uso de uma teoria científica não influencia validade, se assim fosse doenças causadas pela radiação provariam que a teoria atômica está errada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... Só não sei onde se defende, aqui, o Criacionismo... Pura ingenuidade. O fato de se tecer crítica a uma ideologia, nao implica em se defender outra. O tópico é sobre Darwinismo. Busque por "Criacionismo" no blog e poderá ter uma visão mais apropriada sobre o que penso dele...
      É isso!

      Excluir
  10. "Não é preciso deixar necessariamente de acreditar em Deus pra acreditar na evolução das espécies".
    Disse Charles Dawin em seu magnífico livro "A Origem das Espécies". Leiam.

    ResponderExcluir
  11. O tempo está passando e muitos sinais escritos na bíblia estão se cumprindo. O Senhor Jesus está às portas, e cedo virá buscar a sua amada igreja como prometeu. Para quem ficar aqui será um período de muita aflição e angústia nas mãos daquele em quem confiarão o poder político, muita aflição por meio das potestades das trevas. Será o tempo da Vingança do Senhor sobre os filhos da ira que tendo visto a glória de Deus manifestada em toda a sua criação não o glorificaram como Deus mas mudaram a sua imagem em semelhança de homem corruptível amando mais os prazeres da carne e o mundo do que a verdade, não indo portanto, a Jesus o Santo de Deus, para que conhecessem a verdade e fossem libertos (podendo ver a verdade); esta é a condenação pela qual serão condenados.
    O fato de nossas almas serem eternas não irá mudar. A salvação é feita por meio da fé no sacrifício feito pelo Filho de Deus pelo amor eterno com que nos amou. Fé esta, manifestada por Deus em nós pela sua palavra. O Senhor colocou um propósito para toda a sua criação e até o ímpio para o dia do mal. O Senhor antes de ascender aos céus prometeu enviar o Consolador que testificaria dEle aqui na terra. É Ele quem nos convence do pecado, e o mundo não o pode receber porque não o vê e nem o conhece, mas a todos quanto o recebeu deu-lhes o poder de serem chamados Filhos de Deus, aos que creem no seu nome. O Senhor disse dos que são dEle "Ninguém os arrebatará das minhas mãos" estando convictos de nossa salvação e vida eterna junto de nosso Pai. Glória seja dada ao Senhor Jesus, digno de toda honra, de toda glória, de todo o domínio, de toda sabedoria e de todo o poder para sempre, sim, a este mesmo Jesus que virá e aniquilará todo o mal e todo o pecado. Amém!

    ResponderExcluir

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!