Eu li isso...

"Não consigo compreender como é possível que biólogos experimentados descarrilem por completo, do ponto de vista racional, quando se trata da evolução... Como podem eles pretender, como faz Dawkins, que descobriram a última teoria, que explica absolutamente tudo? Que físico ousaria dizer coisas semelhantes? Como é possível que os darwinistas se não apercebam do pântano dialéctico em que se encontram mergulhados, e da famosa tautologia que se adapta a eles como a túnica de Nessos? Uma vez mais, isso recorda-me a psicologia experimental e as teorias do reforço, pois é possível encontrar entre os partidários de Skinner um ardor semelhante, um semelhante desconhecimento das objecções, e sobretudo o mesmo gênero de tautologia, que gostaria de se fazer passar pela última palavra da ciência...

Enfim, e insisto neste aspecto, apercebi-me de que os anti-darwinistas não se reduzem a uns quantos Franceses, que se agarram a Lamarck com o único objectivo de aborrecer os Ingleses... A oposição, mais ou menos afirmada, está frequentemente presente entre os Anglo-Saxônicos, e nela figuram alguns nomes ilustres... A isto se junta um facto que pode ser observado por qualquer pessoa: a proliferação de livros a favor e contra Darwin mostra que o «processo pró ou antidarwinista do século XXI» está prestes a ser aberto. Finalmente!

O que vai acontecer? É difícil prever, tanto mais que este processo será apenas um divertimento: ele esconde opções metafísicas opostas, e aliás igualmente inconsistentes, o materialismo e o espiritualismo... Trata-se de um debate eterno, mas já vimos que os dois termos perderam grande parte do seu respectivo sentido. É de supor que o darwinismo venha a ressentir-se desse facto e que possamos finalmente falar da evolução sem preconceitos..."

É isso!

Fonte:
Rémy Chauvin. "O Darwinismo ou o Fim de um Mito". Instituto Piaget. Lisboa, 1997, p. 273, 274

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!