Eu li isso...

"A seleção natural consiste num mecanismo gerador de um alto grau de improbabilidade, principalmente quando depende da adaptividade. Explica que a Seleção Natural é atuação de viabilidades e fertilidades diferenciais por motivos genéticos (FREIRE-MAIA, 1988). O mesmo cita alguns autores a fim de elucidar a seleção natural, como por exemplo, Dobzhansky e, para quem: a essência da seleção natural é a reprodução diferencial dos portadores de diferentes dotações hereditárias . Depois, cita Ayala, para quem: a seleção natural é simplesmente o processo de reprodução diferencial de variantes genéticas alternativas ou uma distorção estatística da eficiência reprodutiva a favor das variantes genéticas, mais adaptativas . Outro mencionado é Julian Huxley que diz: a teoria da seleção natural baseia-se em três fatos e duas deduções, primeiro nas tendências gerais dos seres vivos em aumentar em número; segundo, apesar dessa tendência, o seu número mantém-se mais ou menos constante . De acordo com os pr incípios dar winianos, sob a ótica Huxleyana, Freire-Maia (1988, p. 108), apresenta seis itens importantes ao entendimento da seleção natural, a saber:

1. O número de indivíduos em qualquer população tende a aumentar geometricamente quando as condições permitem a sobrevivência de toda a progênie.
2. O potencial para rápido aumento raramente se cumpre.
3. Darwin deduziu destes fatos que ocorre uma competição ou luta pela sobrevivência na qual muitos indivíduos são eliminados.
4. Variação na forma de diferenças individuais existe em cada espécie ou
população.
5. Pelas diferenças observadas entre indivíduos e entre variedades, Darwin deduziu que o processo de eliminação era seletivo.
6. Evolução é uma mudança gradual na composição hereditária da espécie.

Esses pontos que levantamos aqui são relevantes para perceber o processo evolutivo dos seres vivos e do homem em geral e os critérios metodológicos oriundos das pesquisas de Darwin que nos auxiliaram até agora. A história evolutiva do homem é composta de mudanças e adaptações comportamentais e anatômicas. Os padrões de alteração ambiental e do desenvolvimento comportamental são, portanto, partes da história da evolução da nossa espécie. O primeiro está gravado no registro geológico e paleontológico, o segundo nos restos materiais que constituem a base da arqueologia. Os humanos se tornaram o que são através de uma aprendizagem intensa das habilidades de sobrevivência e costumes sociais que os diferenciam em grande parte dos outros animais.

A evolução da espécie humana é apenas mais uma dentre as milhões de espécies que evoluíram com o passar do tempo, e tem habitado este planeta. Para tentar compreender a evolução do bicho homem e dos hominídeos como um todo é necessário considerá-la sob o ponto de vista da evolução da vida em geral (FOLEY, 1993, p. 29-31).

O
s caminhos percorridos pelo homem moderno, assim como suas origens, são pontos primordiais de muitas pesquisas no mundo todo. Os achados em arqueologia e paleontologia traçam as possíveis migrações populacionais que oc orreram ao longo da história. Na busca das nossas origens precisamos estar atentos à ancestralidade e ao processo evolutivo humano, que se fazem necessários para melhor entendermos os aspectos biológicos dos nossos antepassados. O foco até aqui foi à descrição do processo de formação e consolidação da Teoria da Evolução e seu percurso nestes últimos 150 anos quanto à origem do homem, sobretudo e fundamentalmente, a partir dos escritos darwinianos, refazendo a trajetória da espécie" (p. 32-34).

Fonte:
ANDRÉA PORTO LUIZ MADEIRA. “FÉ E EVOLUÇÃO: A INFLUÊNCIA DE CRENÇAS RELIGIOSAS SOBRE A CRIAÇÃO DO HOMEM NA APRENDIZAGEM DA TEORIA DA EVOLUÇÃO COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO” (Dissertação apresentada ao Progr ama de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP, como exigência parcial para a obtenção do título de Mestre, sob a orientação do Prof. Dr. Eduardo Rodrigues da Cruz. PUC – SP, 2007).

Um comentário:

  1. Você já viu alguma dissertação ou tese sobre o ensino e a discussão das dificuldades fundamentais da teoria da evolução por meio da seleção natural no contexto de justificação teórica fazendo parte do ensino de Biologia evolucionária aos alunos do ensino médio ou na formação de professores de Biologia?

    Eu desconheço, mas tenho tentado sempre que posso submeter artigos para conferências e seminários abordando esta questão, mas as doutas comissões científicas sempre 'reprovam' meus artigos.

    ResponderExcluir

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!