Quando os "genes determinam"...

A imprensa “especializada” em ciência, com as poucas e boas exceções, parecem viver de ninharias. Um caso típico diz respeito às falácias genéticas, ou como diria Tognolli: “a ideologia do DNA”. Se os genes realmente determinassem tudo o que se noticia por aí, há muito seríamos meros títeres ou marionetes desses “seres egoístas e manipuladores”, como diria Richard Dawkins. ((rs))

Por simples curiosidade (e ociosidade) fiz uma ligeira pesquisa em alguns sites de notícias, e descobrir as seguintes proezas genéticas. São genes para todos os gostos e ocasiões: ((rs))

Genes determinam sexualidade precoce, indica estudo
"Pais ausentes podem esperar, sempre, uma saraivada de tiros. Eles já foram acusados pela emancipação sexual dos filhos, mas agora pesquisadores sugerem que os genes, e não necessariamente a ausência paterna, podem ser o fator principal da manifestação da sexualidade precoce."

Genes determinam o que você compra
"As preferências dos consumidores geralmente são influenciadas pela herança genética, revelou um novo estudo. Segundo a pesquisa, a genética pode ser responsável pelo que compramos e por quando o fazemos."

Genes determinam identidade sexual, diz estudo
"A identidade sexual de uma pessoa é determinada pelos genes, o que descarta a teoria de que a homossexualidade ou a mudança de sexo sejam uma opção, afirmaram pesquisadores norte-americanos na segunda-feira."

Dois genes determinam cegueira entre idosos
Três em cada quatro casos de uma doença que é considerada a causa principal de cegueira entre os idosos se devem à ação de dois genes, segundo as últimas pesquisas publicadas pela revista Nature Genetics".

Genes determinam infidelidade feminina, diz estudo
"Fatores genéticos influenciam a infidelidade feminina e o número de parceiros sexuais das mulheres, disseram hoje cientistas britânicos. Eles estudaram as respostas de 1,6 mil pares de gêmeas idênticas e não-idênticas numa pesquisa confidencial, para observar o impacto dos genes no comportamento."

Gene determina ousadia nos investimentos, diz estudo
"Quando você passa na frente da casa lotérica sente uma força maior que te compele a jogar? Ou, pelo contrário, não importa o que faça, compre uma casa ou vá viajar, tudo deve ter o seu seguro apropriado? Em um caso ou no outro, essas duas forças misteriosas podem ter forte influência dos seus genes. Pesquisadores da Universidade Hebraica de Jerusalém, Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong e da Universidade Nacional de Cingapura afirmam que nossas decisões financeiras obedecem a um gene chamado MAOA (monoamine oxidase A)."

Genes determinam pessoas 'imunes' a ginástica, diz estudo
"Um estudo da Universidade de Louisiana, nos Estados Unidos, chegou à conclusão de que os genes podem determinar a capacidade de uma pessoa de melhorar o seu preparo físico ao fazer ginástica."

Gene determina a preferência sexual, não a moral
"Pesquisadores do Instituto de Biologia Molecular da Academia Austríaca de Ciências de Viena publicaram esta semana um estudo na revista Cell que afirma: Um gene é responsável pela preferência sexual, não a moral."

Gene determina se cheiro de suor de homem é agradável
"Quando o assunto é o cheiro de um homem, a fragrância -ou fedor- está no nariz de quem cheira, afirmam cientistas dos EUA. Eles sugerem que um único gene pode determinar a percepção que cada indivíduo tem de odores corporais."

Gene determina propensão ao contágio pelo HIV
"Pessoas que carregam maior quantidade de um gene, chamado CCL3L1, estão menos propensas a ser infectadas pelo vírus HIV ou a desenvolver aids. A conclusão é de um estudo feito pelo Instituto Nacional de Alergia e Doenças Contagiosas (INADC), ligado ao Departamento de Saúde dos Estados Unidos."

Gene determina quais os fumadores que vão ser afectados
"Investigadores norte-americanos identificaram cinco polimorfismos de nucleotídeos simples que apenas estão presentes no gene ADAM33 dos fumadores. Estas pessoas correm um maior risco de desenvolver DPOC."

Estudo diz que genes determinam quem será chefe
"Um estudo de gêmeos idênticos conduzido por pesquisadores da Inglaterra e dos Estados Unidos sugere que o ambiente familiar tem pouca influência sobre quem será empresário porque quase metade da propensão de uma pessoa para se tornar dona de um negócio próprio é vinculada aos genes."

Haja genes para tanto serviço! ((rs))

É isso!

Um comentário:

  1. Sugiro que você obtenha mais informações sobre o tema, em especial sobre fenótipos...

    ResponderExcluir

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!