Fotos antigas de cidades do Paraná: TOLEDO


Um pouco da história de Toledo, cidade do interior do Estado do Paraná, emancipada em 1951, cuja história está diretamente ligada à famosa Indústria Madeireira e Colonizadora Rio Paraná S/A - MARIPÁ, em fotografias da década de 1950, do Acervo Museu Histórico Willy Barth.

TOLEDO - Vista da Rua Sete de Setembro, esquina com a Rua Barão do Branco, em 1955-1956


TOLEDO - Vista da Avenida Maripa, entre as ruas Rui Barbosa e São João, em 1950


TOLEDO - Vista da Avenida Maripá, em 1950


TOLEDO - Escritórios da MARIPÁ, localizados à Rua Sete de Setembro, esquina da Rua Barão do Rio Branco, em 1950


TOLEDO - Avenida Maripa, entrada da Cidade, em 1950


TOLEDO - Vista da 1ª igreja da cidade e do Colégio das Irmãs, em 1950

---

Fonte:
Acervo Museu Histórico Willy Barth. In: Reginaldo Aparecido dos Santos: “Narrativas Urbanas: cidade, fotografia e memória, Toledo- PR (1950-1980)”. Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Marechal Cândido Rondon – PR, 2010.

Disponível digitalmente no site: Domínio Público

10 comentários:

  1. Parabéns ! ´´e preciso conservar na memória as nossas raízes !

    ResponderExcluir
  2. lindas fotos da minha cidade natal,obrigado a vcs que se preocuparam em guardar nossas raízes e continuam a faze-la tenho muito orgulho de ter nascido nessa cidade maravilhosa , parabéns !!!

    ResponderExcluir
  3. Terra de um Kerido e Admirável Tio meu, Pioneiro ( 1954 ), LAMARTINE BRAGA CÔRTES, primeiro Dentista de TOLEDO. Está em fase final de um Livro contando Casos e Causos de Toledo Pr e da Lapa Pr sua terra natal. Chegou a ser Vice-Prefeito da Cidade, mas se afastando de Política em função de suas Infinitas amizades e seu caráter indelével.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Pita Braga Côrtes, gostei muito da notícia sobre o livro que está em vias de fato acerca dos "causos" de Toledo! Sou moradora na cidade e gosto muito destas historietas que acabam aparecendo quando pesquisamos! Assim que for lançado o livro, poderia me avisar para que adquirí-lo, por favor? meu e-mail: cristiane.xcandido@gmail.com Grata

      Excluir
    2. Eu tenho muito orgulho. minha cidade Natal.Toledo é uma cidade linda.

      Excluir
  4. Meu Deus até chorei de emoção... Memórias lembrancas infancia

    ResponderExcluir
  5. "Capital do trabalho és Toledo..." este era o hino da minha cidade (Toledo), saudades imensas de um lugar tão bonito, de muita gente boa e trabalhadora...

    ResponderExcluir
  6. Morei em Toledo em 1964 e 1965. Meu pai inaugurou a primeira agência bancária da cidade: o Banco do Brasil. Estudei no Colégio Imaculado Coração de Maria. Gostaria de conseguir algumas fotos da cidade daquela época. Tenho apenas a do prédio do PALACE HOTEL que era onde moravamos, no último apartamento, perto da farmácia.

    ResponderExcluir

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!