Estrada de Ferro Madeira-Mamoré: "a ferrovia do diabo"

Se há um país que não tenha durante longas dezenas de anos razão alguma para cobiçar novas terras, é o nosso”. Com esta frase carregada do típico nacionalismo tupiniquim, a revista “Ilustração Brazileira" inicia, na edição de 16 de agosto de 1910, uma reportagem de três páginas, com muitas fotografias, sobre a épica Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, a qual, pela enorme quantidade de mortes que causou entre os trabalhadores, ficou temidamente conhecida como a “ferrovia do diabo”. Sabe-se que dos 21.817 homens contratados para trabalhar no empreendimento, 1522 deles vieram a falecer em consequência das muitas enfermidades.
Historicamente as tentativas de implantação de uma estrada de ferro naquela região vêm de longe. Em 1872 uma delas fracassou devido às grandes dificuldades que se encontravam por lá, principalmente as doenças tropicais, como a malária.
Em 1903, com a assinatura do Tratado de Petrópolis, entre o Brasil e a Bolívia, pelo qual ficava reconhecida a soberania brasileira sobre o Acre, o novo governo republicano viu-se na obrigação de construir uma ferrovia no país no trajeto entre Santo Antônio, no Rio Madeira, indo até Guajará-Mirim, no rio Mamoré, que permitiria o acesso boliviano ao mar, através do Amazonas.
Em 1909, a Estrada de Ferro contava com 74 quilômetros construídos, e muitas tinham sido as vítimas das enfermidades que assolavam a região.
No ano em que a revista “Ilustração Brasileira” publicou a citada reportagem, em 1910, os famosos médicos Osvaldo Cruz e Belisário Pena estiveram na obra para realizar o saneamento na área, já que o número de trabalhadores mortos aumentavam a cada dia.
Em 1931, já sob o governo de Getúlio Vargas, há uma intervenção na Ferrovia e, 1966, após 54 anos de atividades, o ditador Castelo Branco decide por finalizar a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, que mais tarde seria substituída por uma rodovia.
A seguir publicamos as históricas imagens da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, extraídas da revista “Ilustração Brazileira” (1910), em pleno andamento desse grandioso empreendimento capitalista, que, mais tarde, mostrou-se um jibóico fracasso.


Transporte de caldeiras para a estação de telégrafo sem fio


Armazéns sobre trilhos, em Porto Velho


Bate-estacas em serviços nas obras, em Porto Velho


Funcionárias da repartição de engenharia, em Porto Velho


Estação de polícia da empresa Madeira-Mamoré


Maquinismo para perfuração de poços para as obras da Estrada Madeira-Mamoré, em Porto Velho


Aterro


Acampamentos da obra


Automóvel passando próximo a um dos aterros da obra


Ponte da cavaletes sobre o Rio Jacy-Paraná


Inspetores chegando na obra


Vista das oficinas da empresa, em Porto Velho


Pessoas envolvidas na obra


Vista de um boeiro de alvenaria seca


Vista dos hospitais em Candelária


Propietários da empresa Madeira-Mamoré, os senhores: Kohel, Smith, Geraty, Johnston Palmer Du Bois, Poole, Warner, Wood, Menill e Hull


Rebocadores chegando a Porto Velho com material para a construção da estrada Madeira-Mamoré


Aterro nos barracões em Porto Velho


Inspeção na ponte dos acampamentos

Rio Caracores durante uma enchente
---
Fonte:
Revista "Ilustração Brazileira", disponível digitalmente no site: Domínio Público

Um comentário:

  1. História que poucos sabem sobre o árduo trabalho de uso e ocupação do solo brasileiro. Gente corajosa se deu para nos legar esse memorial.

    ResponderExcluir

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!