Fotos antigas de Garanhuns (Pernambuco): 1928 - III


Mais um pouco da história visual de Garanhuns, importante cidade do interior do Estado de Pernambuco, mediante fotografias publicadas em 1928.

GARANHUNS - Vista do Carnaval na Praça Sergio Loreto, em 1928


GARANHUNS - Outra vista do Carnaval realizado na Praça Sergio Loreto, em 1928


GARANHUNS - A primeira cidade do Estado do Pernambuco que recebeu a visita de um avião - A chegada do "Garoto", pilotado pelo aviador Reinaldo Gonçalves, em 1928


GARANHUNS - Edifício onde se realizou a Exposição do Café, em 1928


Ginásio e Seminário de GARANHUNS, onde residia D. Moura, em 1928

---
Fonte:
Revista da Cidade (Fundação Joaquim Nabuco)

12 comentários:

  1. Tem certeza que essas fotos da "Praça Sergio Loreto" são de Garanhuns? Até onde eu sei Garanhuns nunca teve essa "Praça", que se localiza em específico na cidade do Recife.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc é filha de angelica ferreira cordeiro?

      Excluir
  2. Olá, Danielle!
    É exatamente isto que consta na fonte onde foram extraídas as fotos: Revista da Cidade de 14 de janeiro de 1928. Salvo engano (não sou daí) esta praça se chama atualmente Praça João Pessoa?
    Um abraço e grato pela visita...

    ResponderExcluir
  3. Faz sentido na foto o formato da praça ainda e o mesmo

    ResponderExcluir
  4. Caro Sérgio,

    Creio que sim!

    Com o assassinato de João Pessoa em 1930, canditado da chapa de Getúlio Vargas, muitas ruas, praças, avenidas etc. tiveram seus nomes mudados em homenagem a este político, o que foi uma verdadeira febre naquele período, uma vez que o referido político fora tido como mártir que morreu em prol da Revolução e a favor do Brasil.

    Um abraço e grato pela visita!.

    ResponderExcluir
  5. Lembrando ainda que Sergio Loreto abandonou a política em 1930. Suponho talvez que ele tenha sido candidato da situação, que contrapunha aos ideais getulistas, mas isso é mera suposição já que não conheço a vida política dele.

    ResponderExcluir
  6. Apesar dos comentários serem de 4 anos atrás, notei que ninguém confirmou com veemência se tratar da mesma praça. Dessa forma, minha intenção é dissipar qualquer dúvida: Trata-se da atual praça João Pessoa, antiga Sergio Loreto. Sergio Loreto foi governador de Pernambuco de 1922 a 1926 e nasceu em Águas Belas-PE, distante 87km de Garanhuns-PE. Mais um pouquinho pra frente inicia-se a Rua Dr. José Mariano, antiga Rua do Recife.

    ResponderExcluir
  7. SOU NETA DE ENOCH NOGUEIRA DE QUEIROZ , EXISTE ALGUM REGISTRO DELE?
    ACHO QUE FOI ADVOGADO, TEVE FILHOS CHAMDOS MAURO, SOLANGE E ELBA /ALDA OU ALDA

    ResponderExcluir
  8. SOU NETA DE ENOCH NOGUEIRA DE QUEIROZ , EXISTE ALGUM REGISTRO DELE?
    ACHO QUE FOI ADVOGADO, TEVE FILHOS CHAMDOS MAURO, SOLANGE E ELBA /ALDA OU ALDA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiana, voce sabe informar a data do falecimento (?) de seu avô? Abraços...

      Excluir
  9. Olá me chamo Abílio filho de Abílio Barbosa da Silva comissário de menor na década de 60 a 90 aqui na cidade ele era muito conhecido por sua autoridade e ajuda a menores infratores um homem de um caráter raro hoje em dia um gostaria que vcs me ajuda sem a resgata a história dele pós foi um homem que precisa sim se reconhecido eu gostaria muito de ter uma Praça com o nome dele obg. Pela oportunidade amigos qualquee coisa meu e-mail abilio1977@hotmail.com zapp. (87)9. 9990-0034

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo valiosíssimo material aqui postado.Queria ver fotos da Fabrica de Bebidas de meu Saudoso Avô Pedro Cavalcanti. Quero dizer também que se postar sobre minha Família Cavalcanti ficarei muito agradecida. Saudações a todos!

    ResponderExcluir

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!