"A fada protetora das mariposas de Manchester"

Um dos exemplos mais desgastantes usados pelos darwinistas para justificar suas crenças no poder da Seleção Natural, refere-se ao caso das famosas mariposas de Manchester (melanismo industrial). Contudo, porém, todavia e no entanto...
...indaga José Osvaldo Penna, em seu "Polemos":

"Darwin falara em milhões de anos para explicar a ação de mutações aleatórias que, pouco a pouco, no correr das gerações, favorecem as formas mais bem amoldadas... Mas o problema é que a modificação do melanismo industrial apontado aconteceu em menos de cinqüenta anos? Como explicar então que, entre milhões de possíveis mutações genéticas, surgidas sob efeito do acaso e suscetíveis de haver afetado a cor da mariposa, tenha lotericamente triunfado precisamente aquela que determinou o aparecimento das asas pretas? Coincidência demasiadamente feliz? Coincidência verdadeiramente milagrosa? A fada protetora das mariposas tocou a sua varinha de condão e... eis que, coincidindo exatamente com a Revolução Industrial em Manchester e em Liverpool, no vale do Ruhr, na Bélgiva, em Pittsburgh e em Detroit, as asas das mariposas se enegreceram. Por que não houve mutações vermelha, azul, amarela, alaranjada, verde, cor-de-rosa? Por que não mutações nas pernas, nas antenas, nos olhos? Por que não mutações no comportamento? Onde estão os milhões de anos do gradualismo dogmaticamente proposto por Darwin? Não parece um pouco forte nos obrigarem a aceitar de mão beijada a explicação?” (p. 150, 151).

Fonte:
José Osvaldo de Meira Penna. "Polemos: Uma análise crítica do darwinismo". Editora UnB. Brasília, 2006.

É isso!

5 comentários:

  1. Olha, não sou expert no assunto, mas acho que o caso aqui não foi de uma mutação com o surgimento de uma nova característica. Pelo que entendo, e acho que isso está nos livros do Ensino Médio, ambas características existiam juntas. Nenhuma mariposa levava vantagem até a chegada da fuligem industrial. A partir daí, as mariposas negras começaram a ficar mescladas com o escuro da fuligem e as brancas entraram em desvantagem. Entende? Simples assim...

    ResponderExcluir
  2. E por falar em Ensino Médio: ((rs))
    _______
    "É evidente que, mesmo antes do surto industrial na Inglaterra, as mariposas negras já surgiam por mutação; mas eram rapidamente destruídas, por serem muito visíveis sobre os liquens, e tinham, assim, pouca probabilidade de deixar descendentes. O tipo pintado, ao contrário, escondia-se melhor e produzia prole numerosa. Com a modificação do ambiente, a situação inverteu-se: a forma negra é que ficou sendo mimética, enquanto a forma pintada, mais visível em contraste com a fuligem, passou a ser eliminada."
    ---
    http://www.vestibular1.com.br/revisao/evolucao_mutacao.doc.

    ResponderExcluir
  3. Exatamente! A característica já existia. Por isso que a modificação no ambiente foi tão efetiva e aparenteou gerar essa nova característica (melanismo). Aí, alguns confundem a Teoria e dizem: peraí, não deveria levar milhões de anos?! A anemia falciforme em humanos é bem rara, uma vez que pode levar à morte. Em locais de alta incidência de malaria, onde o portador da anemia falciforme é favorecido contra a infecção, a anemia é abundante. É um caso similar às mariposas.

    ResponderExcluir
  4. Realmente, é bem difícil acreditar na Evolução. Fácil, mesmo é acreditar em um ser sobrenatural, todo poderoso, que criou tudo o que existe em um passe de mágica...Além disso, se você não rezar bastante, deixará você passar a eternidade queimando no fogo do inferno...
    Só mais um argumento a favor da evolução: o que são as bactérias resistentes a antibióticos, se não frutos da seleção artificial? Você é capaz de imaginar, os atuais "cachorrinhos de madames" selvagens, vivendo na natureza?
    Bom, podemos até seguir nossa necessidade de acreditar em forças superiores que regem o universo, mas não podemos ridicularizar o trabalho de pessoas que dedicaram suas vidas ao esclarecimento da humanidade.

    ResponderExcluir
  5. "Só mais um argumento a favor da evolução: o que são as bactérias resistentes a antibióticos, se não frutos da seleção artificial?"
    ---
    Pois é. "Quem não tem "cão", caça com bactérias".

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!